CBN Ponta Grossa

18 de mai de 20221 min

Conselho Tutelar já recebeu mais de 80 denúncias de violência sexual contra crianças em PG

Só neste ano, 103 inquéritos foram instaurados por crimes cometidos contra a criança em Ponta Grossa.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Nos primeiros quatro meses deste ano, 83 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas em Ponta Grossa. Os dados foram repassados pelo Conselho Tutelar a pedido da CBN.

Além da violência sexual, outros tipos de violência também preocupam. Conforme o Conselho Tutelar, 193 denúncias de violência física contra crianças e adolescentes foram registradas de janeiro a abril em Ponta Grossa. De violência psicológica o número é ainda maior, de 367 denúncias.

Nesta quarta-feira (18), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Só neste ano, 103 inquéritos foram instaurados por crimes cometidos contra a criança em Ponta Grossa. Isso significa que já existe uma investigação em andamento sobre os casos denunciados.

De acordo com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, ao longo de todo o ano passado foram iniciados 205 inquéritos.

Segundo o Conselho Tutelar, os números de violência registrados no ano passado foram menores que no ano anterior. No entanto, isso não significa uma queda nos crimes, mas que a pandemia da Covid-19 gerou uma subnotificação.

Mesmo com a subnotificação, os casos de violência psicológica não para de crescer em Ponta Grossa. Em 2020, foram registradas 759 denúncias e em 2021 o número chegou a 1.060.

Para atuar em casos de violência contra a criança e adolescente, uma rede de atendimento existe no município.

Ouça a reportagem:

    0