CBN Ponta Grossa

30 de jul de 20201 min

Eleitor pode pedir checagem de conteúdos eleitorais das redes sociais

Para tirar dúvidas sobre informações que circulam nas redes sociais relacionadas as eleições municipais, o  Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), lançou o projeto Gralha Confere.  A iniciativa é a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral e pretende barrar o fluxo de conteúdos falsos nos meios digitais.

Até o final do período eleitoral, em novembro, a população pode enviar pelo WhatsApp, no número 041 9 8700 5100, questões suspeitas sobre o processo eleitoral e à segurança do voto. De acordo com o TRE, apenas conteúdos ligados a candidatos e partidos não serão verificados.

As dúvidas selecionadas são classificadas como “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso, e divulgadas no site do projeto www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br .

Projeto

Baseada no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em critérios internacionais de checagem, a Central Gralha Confere é operada por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com base nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e informações de porta-vozes internos, com auxílio do Conselho Editorial e Consultivo, formado pelos gestores da instituição.

Atuação

Para utilizar toda a capilaridade da Justiça Eleitoral do Paraná no combate à desinformação, integram o projeto representantes de 13 cidades polo: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Guaratuba.

Imagem: Reprodução/Agência Brasil

Ouça o áudio da notícia:

    0