CBN Ponta Grossa

29 de mai de 20201 min

No Paraná, mais de 10 mil servidores municipais receberam auxílio emergencial

Um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Controladoria-Geral da União (CGU) identificaram que  10.648 servidores, de 388 prefeituras do Paraná podem ter recebido o auxílio emergencial do governo federal.  O valor total destinado a essas pessoas é de 7.319.400,00.

O benefício foi criado para auxiliar a população mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19. Trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados, também tem direito desde que cumpram requisitos previstos no Decreto.

Pelo texto, os agentes públicos, incluindo os ocupantes de cargo temporário, função de confiança, cargo em comissão e os titulares de mandato eletivo, não possuem direito ao benefício. Conforme o TCE, não está afastada a possibilidade de que os servidores supostamente beneficiados possam ter sido vítimas de fraude, o que será investigado em âmbito federal.

As 11 prefeituras do Paraná  que não tiveram registro de servidores envolvidos com o recebimento do auxílio são: Centenário do Sul, Entre Rios do Oeste, Iguaraçu, Itaguajé, Juranda, Pinhalão, Saudade do Iguaçu, Sertanópolis, Tomazina, Verê e Vitorino.

As informações coletadas serão enviadas ao Ministério da Cidadania. Caberá ao órgão tomar as providências para que os cofres públicos sejam ressarcidos dos pagamentos indevidos. 

O Tribunal de Contas também vai comunicar os prefeitos dos 388 municípios onde foi constatada a irregularidade. 

Ouça a notícia:

    0