CBN Ponta Grossa

19 de out de 20212 min

Secretaria abre inscrições para exame supletivo do ensino fundamental

Prova é oportunidade para as pessoas que não concluíram os estudos no período escolar.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Estão abertas as inscrições para o Exame Supletivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino fundamental (1º ao 5º ano). O exame é ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e confere o direito ao mais básico dos diplomas do Ensino Fundamental.

O exame é uma oportunidade para as pessoas que não concluíram os estudos no período escolar ou que não tiveram essa oportunidade e buscam uma nova chance de conseguir o primeiro diploma.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro nas escolas municipais, CMEIs e na Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Valério Ronchi, 150, em Uvaranas (em frente ao Campus da UEPG).

O Exame está marcado para o dia 08 de dezembro, em horário e local a serem confirmados pela organização. Os interessados devem apresentar o RG ou a carteira de habilitação, original e cópia na hora de fazer a inscrição. A idade mínima para participar é de 15 anos completos.

A EJA é ofertada em Ponta Grossa pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Centro Municipal Professora Helena Kolody – Educação de Jovens e Adultos (CEHELENA/SME).

Aulas presenciais

De acordo com a Secretaria, atualmente os alunos da EJA participam das aulas presencialmente nas escolas municipais General Aldo Bonde, Prefeito José Bonifácio Guimaraes Vilela, Prefeito Dr. Othon Mader, Profª. Maria Laura Pereira e Profª Maria Coutin Riesemberg.

Em 2022 haverá a possibilidade de realização das aulas da EJA em qualquer escola da rede municipal, desde que haja demanda de alunos.

As aulas são gratuitas para a comunidade e são ofertados estudos a nível de alfabetização e escolarização, do 1º ao 5° ano, desde que os interessados tenham cursado educação básica em escola pública ou em instituições privadas na condição de bolsistas integral, tenham registro ou sejam membros de família cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), além de preencherem a declaração de baixa renda no ato da inscrição na secretaria da unidade.

    0