CBN Ponta Grossa

25 de fev de 20212 min

Varejo da região de Ponta Grossa fechou 2020 com volume positivo de vendas, aponta pesquisa

Alta foi puxada pelos setores de materiais de construção, supermercados e autopeças.

A região de Ponta Grossa foi a única do Paraná que encerrou 2020 com volume positivo de vendas. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) feita nas seis regiões do Estado.

As vendas em Ponta Grossa tiveram alta de 1,18%, puxadas pelos setores de materiais de construção, supermercados e autopeças.

Conforme o levantamento, o varejo do Paraná encerrou o ano passado com tendência de crescimento. Dezembro teve alta de 1,57% e foi melhor do que o de 2019.

Os setores que tiveram desempenho superior em dezembro de 2020 na comparação com o mesmo mês de 2019 foram materiais de construção (23,96%), farmácias (14,47%), supermercados (12,87%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (12,62%).

Mesmo com esse aumento, o Estado fechou o ano com redução de 4,57% nas vendas. Segundo a Fecomércio, as maiores perdas do ano foram registradas nos primeiros três meses da pandemia do coronavírus e os setores mais prejudicados foram vestuário e tecidos (-33,08%), calçados (-32,31%), livrarias e papelarias (-29,84%) e óticas, cine-foto-som (-29,19%).

Setores aumentaram ganhos durante a pandemia

De acordo com a Pesquisa, os setores que tiveram crescimento durante a pandemia no Paraná foram supermercados (9,03%), móveis, decorações e utilidades domésticas (7,25%), autopeças (3,17%), farmácias (2,90%) e materiais de construção (1,78%).

Regiões do Estado fecharam o ano em baixa

Das seis regiões pesquisadas pela Fecomércio PR, somente Ponta Grossa encerrou o ano com volume positivo de vendas. A região que mais sofreu com a pandemia foi Maringá, cujo comércio teve baixa de 15,74%. Também ficaram no campo negativo as regiões Oeste (-5,11%), Sudoeste (-5,01%), Curitiba e Região Metropolitana (-3,31%) e Londrina (-3,17%).

Vendas de Natal tiveram alta em 2020

Segundo a pesquisa, em novembro do ano passado houve elevação de 13,18% nas vendas, especialmente nos ramos que comercializam presentes de Natal, entre eles, as lojas de vestuário e tecidos e calçados, que tiveram um salto nas vendas de 97,76% e 91,40%.

Para a Fecomércio, os números representam um alívio para os comerciantes, uma vez que estes são os setores mais afetados pela pandemia. Também tiveram bom desempenho na variação mensal as livrarias e papelarias (27,35%), supermercados (25,30%) e as lojas de departamentos (22,69%).

Redução de vendas com a pandemia só perde para crise de 2015 no Estado

Conforme a Fecomércio, a crise provocada pelo coronavírus trouxe grandes impactos negativos para o setor do comércio paranaense, mas o resultado só não foi pior do que na crise política de 2015, quando o varejo fechou o ano com retração de 8,79%, e ainda amargou reflexos negativos no ano seguinte, que terminou em redução de 3,08%.

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