top of page
  • Ricardo Silveira

5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções acontece essa semana

A abertura do evento acontece na sexta-feira, 14, às 20h no auditório da UniCesumar

Foto: Fabio Ansolin/divulgação

Será realizado, na próxima sexta e sábado (14 e 15), o 5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções, evento promovido com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Voltado para profissionais da área e pessoas adotantes ou com interesse no tema, o evento tem o objetivo de divulgar e trocar informações entre os grupos de apoio à adoção, além de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas no meio acadêmico, jurídico, psicológico, judiciário, político e social.


Realizado anualmente, o Encontro esteve suspenso durante a pandemia de Covid-19. Agora o evento retorna em modo presencial sob o tema “Reflexos da Pandemia nas adoções”, a fim de levantar reflexões acerca dos processos que envolvem a adoção, em especial nesse período de isolamento.


A abertura do evento acontece na sexta-feira (14) às 20h no auditório da UniCesumar e contará com palestra da juíza de direito titular da Vara da Infância e Juventude e Diretora do Fórum de Ponta Grossa, Dra Noeli Reback.


A palestra versará sobre as adoções no período de pandemia na cidade de Ponta Grossa, mudanças, adaptações e ações de coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil.


No sábado (15), o evento segue durante todo o dia a partir das 8h45 até às 18h, com momentos de debates, mesas-redondas, palestras e depoimentos.


A advogada da Procuradoria Jurídica da UEPG e organizadora do 5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções, Dirlene de Andrade Batista, destaca que falta informação aos que pretendem adotar uma criança e, por isso, eventos como esse são tão importantes. “Muitos pretendentes desconhecem como o processo acontece, porque demora tanto, como acontece o acolhimento das crianças, como ocorre o processo de destituição do poder familiar”, enumera.


Além disso, Dirlene aponta que é uma boa oportunidade de os adotantes trocarem sentimentos e experiências: “É um espaço para os pretendentes falarem sobre as incertezas e inseguranças quando se cogita adotar e desmistificar os mitos sobre a adoção, afinal precisamos falar dos espinhos também porque nem tudo são flores”.


O evento é realizado pelo Grupo de Apoio às Adoções Necessárias (Gaan), um grupo de voluntários que há mais de 20 anos auxilia pretendentes à adoção em Ponta Grossa. Durante o encontro serão comercializadas bonecas feitas por voluntários e a renda será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa, como forma de colaborar para a campanha do Outubro Rosa.


Os participantes do evento deverão contribuir também, além da taxa de inscrição, com uma bola que será doada ao grupo de palhaços Amigos do Noel para ações de natal nas instituições de acolhimento às crianças em Ponta Grossa. “Eu eu diria que é uma rede de amor mesmo, sabe? São superinteressantes todas as demandas”, avalia Dirlene.


Inscrições


Para participar do evento, é necessário realizar inscrição pelo site do evento. Na página também é possível conferir a programação completa e todos os palestrantes que farão parte do Encontro.


Quem faz acontecer


Promovido pelo Gaan, o Encontro conta com patrocínio do Banco do Brasil e da Lei de Incentivo à Cultura. Além da UEPG, são apoiadores do 5º Encontro Estadual dos Grupos de Apoio às Adoções a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Florescer Centro de Desenvolvimento Humano, Clínica de Atenção Multiprofissional à Saúde (Atmus), UniCesumar, Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e Rede Feminina de Combate ao Câncer – Ponta Grossa.

Comments


bottom of page