top of page
  • CBN Ponta Grossa

AGENDA CULTURAL: Feira do livro e piquenique literário são destaques do fim de semana

Confira a programação cultural deste fim de semana em Ponta Grossa e região.


Expo&Flor


A tradicional feira de flores e plantas dos Campos Gerais começou nesta quarta-feira (06) em Ponta Grossa. A 12ª edição do evento acontece até o dia 17 de setembro no Parque Ambiental. A Expo&Flor faz parte do calendário de eventos do município e traz variedades de flores, plantas ornamentais e frutíferas. Toda a renda é destinada a projetos das entidades assistenciais de Ponta Grossa.


A feira é realizada pelo Rotary Clube Ponta Grossa Alagados e tem um cronograma de atividades que inclui o plantio de árvores, corrida rústica e concurso de fotografia. A Expo&Flor estará aberta todos os dias das 09h às 21h até o dia 17 de setembro.


Sexta às Seis


Nesta sexta-feira (08), o Sexta às Seis acontece na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, com apresentações de Astronautas do Passado e Alisson Camargo. A mudança ocorre apenas para esta data, devido à realização do Congresso de Educação e a Feira do Livro no Parque Ambiental.


Os Astronautas do Passado surgiram oficialmente em 2019. A banda foi criada para a participação no Sexta às Seis daquele ano. Depois disso, eles decidiram continuar a tocar e compor. Já tocaram em bares de Ponta Grossa e compuseram novas músicas.


Eles têm como influência o rock nacional, principalmente de bandas e artistas da década de 1980, como os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Cássia Eller, Capital Inicial e Tim Maia. Também recebem influências de artistas internacionais, como The Doors, The Animals e, principalmente, Johnny Cash.


Alisson Camargo é cantor, compositor, guitarrista e violonista com 16 anos de carreira. Atua na área artística e cultural em eventos, bares, restaurantes e festivais. Participou como compositor, vocalista e guitarrista das bandas Boa Noite Irene (2005), Camargo e Os Bacanas (2015-2022) e foi baixista na banda infantil Casa Cantante, entre 2019 e 2020.


Ao longo desse período, Alisson Camargo já lançou CD, EPs e vídeos clipes. Além disso, já abriu shows em Ponta Grossa, de nomes como Guilherme Arantes e Biquíni Cavadão.


Piquenique Literário no Lago de Olarias


O Lago de Olarias vai ser palco de um piquenique literário neste sábado. O evento vai das 14h às 17h. A ação aproxima escritores, livros e leitores, em uma atividade de incentivo à leitura em família e com amigos.


Durante as atividades, 200 livros de diversos autores ponta-grossenses serão distribuídos em alusão ao bicentenário da cidade. Toalhas de piquenique serão espalhadas no parque para convidar as pessoas para um momento de leitura.


De acordo com a organização, a intenção é que o público conheça autoras que vivem na cidade e possa compartilhar com elas momentos agradáveis de leitura e troca de experiências literárias.


Participam do Piquenique Literário no Lago de Olarias as escritoras Marivete Souta e Alessandra Bucholdz. Marivete integra a Academia Ponta-grossense de Lestras e Artes e é autora de 16 livros, sendo 14 títulos da Coleção Chiquinho, um personagem criado pela autora que vive na zona rural de Ponta Grossa e se aventura pelo universo das lendas regionais. Ele ganhou vida além dos livros, tornando-se também teatro de fantoches.


Alessandra, além de escritora é jornalista. Atuou como repórter da Gazeta do Povo e em diversos veículos de comunicação de Ponta Grossa. Já lançou 15 livros, entre títulos infantis e obras que trabalham com memória e identidade regional. No ano passado recebeu o prêmio de literatura “Outras Palavras”, da Secretaria de Estado de Cultura.


Congresso de Educação


O ‘X Congresso de Educação de Ponta Grossa’ continua neste fim de semana e na semana que vem no Parque Ambiental. O local tem Feira do Livro, palcos para apresentações artísticas, tendas para contar e ouvir histórias, praça de alimentação, cinema e um planetário.


A Feira do Livro acontece na Estação Arte. O evento é separado em pavilhões com a participação de alunos e professores da rede municipal de educação.


Casa Cantante


E como parte da programação do Congresso de Educação, a Banda Casa Cantante se apresenta no Parque Ambiental neste sábado (09). A Banda fará o show Brincadeiras Cantantes que traz a temática de unir a música e a brincadeira.


As canções passeiam por diversos estilos musicais com a apresentação para as crianças de brincadeiras antigas e presentes na memória de todos, além de valorizar a prática do brincar. O tema foi escolhido a partir do princípio do trabalho da banda: usar a música para fazer o público colecionar lembranças, gerando memória afetiva e promovendo a relação entre crianças e adultos.


As canções desse show fazem parte do EP Brincadeiras Cantantes, mais novo trabalho da Banda Casa Cantante, já disponibilizado gratuitamente em todas plataformas digitais, além dos clássicos da Banda e do cancioneiro nacional.


Vazio


O Centro de Criatividade recebe neste sábado (09) a peça “Vazio”, que mergulha nas profundezas da psicologia humana e nos desafios das vidas modernas. O texto explora temas como a solidão, busca por sentido e conexões humanas.


Serão duas sessões, uma às 19h e outra às 20h30. Os ingressos custam R$ 20 e são limitados.


O Compositor


A Estação Saudade recebe neste domingo (10)a peça 'O Compositor, O Musical' às 17h. O espetáculo de classificação livre acompanha as histórias de três personagens, um compositor atormentado por um bloqueio criativo, um cantor melancólico e uma garçonete que sonha em ser cantora.


A trama se desenrola no Bar do Porto, situado na efervescente área portuária de São Paulo na década de 1950. Os personagens são observados por uma escritora que busca inspiração para um novo livro.


Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no centro de relacionamento da unidade.


Programação do bicentenário


Na semana em que se comemora o bicentenário de Ponta Grossa, a programação cultural é extensa na cidade. O tema é “Uma nova história começa hoje”. Durante o fim de semana, o CTG Vila Velha é palco de um encontro de motor home.


Já nos dias, 10, 11 e 12, o projeto PG Projection vai projetar as obras do artista Marcelo Schimaneski na fachada da Igreja Bom Jesus, em Uvaranas. As obras serão projetadas em todas as noites das 20h às 22h.


O pintor ponta-grossense sofreu um acidente automobilístico no final da década de 1980. Foi a partir de então que começou a pintar, como parte de fisioterapia que o ajudou a recuperar movimentos dos braços e mãos. Aos poucos foi aprimorando sua técnica e o seu talento começou a transparecer. As telas do artista retratam, principalmente, as paisagens e cenas do cotidiano dos Campos Gerais.


Inauguração do museu


Na terça-feira (12), está prevista a inauguração do Museu Municipal Aristides Spósito, na Mansão Vila Hilda. A inauguração acontece às 16h30. O local vai abrigar parte do acervo do Museu Época, fechado desde 2016.


São itens da história local e de fora da cidade, adquiridos e doados ao longo do tempo. As peças vão ficar expostas em vários espaços da Mansão de 600 metros quadrados. O Museu Municipal vai fazer parte de um complexo cultural amplo, no espaço onde estão a Escolinha do Patrimônio e a Casa da Memória. Além da visitação, também deve servir como espaço de pesquisa e conhecimento.


Concerto da Banda da PM


Ainda na terça-feira (12), o Cine-Teatro Ópera recebe um concerto da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná em homenagem aos 200 anos de Ponta Grossa. A apresentação está prevista para às 20h.


Baile e show dos 200 anos


O baile dos 200 anos acontece no Clube Ponta Lagoa na quarta-feira (13) a partir das 19h30. Já na quinta-feira (14), véspera do bicentenário, acontece o show com a banda Roupa Nova. O show gratuito vai acontecer no Parque Ambiental e deve começar às 20h e levar ao palco grandes sucessos. A abertura do show será do grupo Bovoá às 19h.


Desfile


Na sexta-feira (15), acontece o desfile comemorativo aos 200 anos de Ponta Grossa com o tema: Uma Nova História Começa Hoje. Entre os dias 15, 16 e 17h, a praça Praça Marechal Floriano Peixoto recebe o Espetáculo Duzentos: A Maior Celebração de todos os Tempos, sempre às 19h.


Cinema


Em cartaz nos cinemas de Ponta Grossa os filmes As Tartarugas Ninja - Caos Mutante, Besouro Azul, Drácula - A Última Viagem do Deméter, Fale Comigo, Toc Toc Toc - Ecos do Além e A Freira 2.


Ouça:


Comments


bottom of page