top of page
  • CBN Ponta Grossa

AGENDA CULTURAL: Festival de torresmo é destaque neste fim de semana em Ponta Grossa

Confira a programação cultural deste fim de semana em Ponta Grossa.

Do It Yourself


Neste sábado tem oficina especial de bijuterias, crochê e pontilhismo pelo método Do It Yourself (Faça Você Mesmo). As atividades são organizadas pela Casa do Artesão de Ponta Grossa e estão marcadas para acontecer das 10h às 12h na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco. As inscrições são gratuitas.


O evento faz parte das comemorações do ‘Mês da Mulher’ e tem o objetivo de fomentar o artesanato como uma expressão cultural. As inscrições serão feitas na hora e no local. Não há restrição, podem participar homens e mulheres de qualquer idade, inclusive crianças. A oficina será desenvolvida por associadas da Casa do Artesão.


Outros 200


Uma exposição do Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa comemora os 200 anos da cidade. A mostra “Outros 200” está disponível até o dia 29 de março e foi organizada por alunos do curso de Artes Visuais da Instituição.


As obras foram realizadas a partir da contemplação das subjetividades presentes nos espaços da cidade usando as técnicas de pintura, recortes, fotografia, escultura e desenho em carvão.


O objetivo era contemplar não somente lugares representativos do ponto de vista sociocultural, político e econômico, mas também trazer à tona espaços invisibilizados.


O Museu de Ciências Naturais da UEPG fica no Centro de Convivência do Campus Uvaranas, aberto para visitação de terça a sexta-feira das 9h30 às 12h e das 14h às 17h30. Para grupos e visitas com monitorias, é preciso agendar pelo telefone (42) 3220-3788 ou pelo e-mail mcn.uepg@gmail.com.


A exposição “Outros 200” também está disponível na galeria virtual do curso de Artes Visuais.


Chiquinho


Neste sábado, a escritora Marivete Souta lança os livros “Chiquinho e Iana - em busca do tesouro perdido" e “Chiquinho poeta” na biblioteca do Sesc Estação Saudade. O evento está marcado para às 15h30.


Criado pela própria autora em 2009, Chiquinho é um garoto tipicamente paranaense que mora no sítio, e apresenta curiosidade instigante por lendas e histórias do estado. O personagem já foi protagonista de outros 11 livros infantis, que viajam pelas lendas das Cataratas de Iguaçu, do Parque Estadual de Vila Velha, das araucárias e outras que ajudam a contar a história do Paraná de maneira lúdica e divertida a partir do folclore.


Conforme a autora, Chiquinho é um menino que mora no interior de Itaiacoca, distrito de Ponta Grossa, adora os bichos e a natureza, e agora é contador de histórias.


Os livros “Chiquinho e Iana - em busca do tesouro perdido" e “Chiquinho poeta” são ilustrados pelo artista Élio Chaves e foram editados pela ABC Projetos Culturais.


As duas obras serão acompanhadas de dedoches dos personagens, incentivando a interatividade, e fazendo com que as crianças recontem e recriem as histórias. Quem for ao lançamento também terá a oportunidade de assistir o próprio Chiquinho e sua turma contando as histórias, através do teatro de fantoches, além de receber mudas de hortaliças.


Feira Gastronômica


Nesta sexta tem Feira Gastronômica Jardim Carvalho a partir das 15h. O evento oferece produtos culinários como espetinhos, lanches e massas e bebidas até às 21h, na Praça Dom Antônio Mazarotto, a praça da Igreja Santo Antônio.


A feira terá também artesanato, com peças produzidas na cidade, além de show de rock, com a banda Tunes Down. Além disso, está prevista uma Feira de Carros Rebaixados, com a participação de cerca de 150 automóveis.


TorresmoFest


Ponta Grossa é palco de um dos maiores festivais gastronômicos do país neste fim de semana. O TorresmoFest começou nessa quinta-feira (02) e vai até domingo (05) no Jockey Club. A entrada é gratuita das 12h às 22h com pratos preparados com carne suína, foodtrucks com gastronomia variada, chopp artesanal e shows ao vivo.


O organização espera que sejam consumidas cerca de 15 toneladas de proteínas de carne nos quatro dias de evento. Entre os pratos, joelho, leitão à pururuca, torresmo de rolo, recheado e mineiro, costela suína, pernil e pancetta.


O festival conta com 20 expositores que também vão oferecer outros tipos de gastronomia.


Cinema


Em cartaz nos cinemas de Ponta Grossa os filmes Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, As Múmias e o Anel Perdido, Desaparecida, Creed III, Avatar: O Caminho da Água, Gato de Botas 2: O Último Pedido e 13 Exorcismos.


Ouça:


Comments


bottom of page