top of page
  • CBN Ponta Grossa

AGENDA CULTURAL: Museu Campos Gerais tem quatro exposições em cartaz

Confira a programação cultural deste fim de semana em Ponta Grossa.


Museu Campos Gerais


Quatro exposições estão em cartaz no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa. A exposição Memórias Entrelaçadas reúne seis acervos incorporados ao museu desde 2019 e que ajudam a documentar transformações do campo cultural local e regional.


Entre os conjuntos mais recentes estão as coleções do produtor cultural e publicitário Fernando Durante e documentos e peças da empresa Foto Carlos, em atividade há mais de 70 anos.


Essas doações se somam a jornais da Casa da Cultura de Castro que foram digitalizados. Outro acervo em exibição é do Festival Nacional de Teatro, em comemoração aos 50 anos do evento.


A exposição ainda mostra adereços, fotos, negativos e demais objetos do Foto Elite, empreendimento que remete à década de 1950 em Ponta Grossa.


Outra exposição no museu apresenta peças, mobiliário, ambientes, documentos e objetos que remetem à gradual emergência de áreas médicas e clínicas especializadas no município.


O gabinete de Cândido de Melo Neto enfatiza o início da psiquiatria na cidade e a Farmácia Galeno contextualiza importância dos estabelecimentos no atendimento a enfermidades até a virada para a segunda metade do século XX.


Um dos módulos em exibição reconstitui parte da trajetória da enfermeira Wanda Horta, que foi estudante do Colégio Estadual Regente Feijó.


Ainda no museu, os visitantes encontram parte da biblioteca do professor, jornalista e crítico literário Wilson Martins. Entre os objetos do escritor estão os prêmios Jabuti recebidos, além de fotos e condecorações. Na recepção, está a mostra Ilustríssimo Leminski, que são cartazes desenvolvidos no curso de Artes Visuais e que fazem alusão a poemas de Paulo Leminski.


O Museu Campos Gerais fica na rua Engenheiro Schamber, no centro de Ponta Grossa, na sede do antigo Banestado. O museu abre de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.


Exposição em Tibagi


A exposição sobre rock no Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior continua em Tibagi. A mostra vai até o dia 25 de agosto e expõe peças sobre o rock’n’roll, inclusive uma roupa semelhante as utilizadas por Elvis Presley, considerado por muitos como o “rei do Rock”.


Feira Gastronômica


Nesta sexta-feira (29) acontece mais uma edição da Feira Gastronômica na praça da Igreja Santo Antônio, no Jardim Carvalho. O evento é realizado semanalmente e conta com a venda de espetinhos, lanches e massas, além de bebidas de vários tipos e artesanatos.


Todos os alimentos são produzidos e comercializados por empreendedores locais. A feira vai das 15h às 21h. Às 18h30 está prevista a apresentação de música eletrônica com o DJ Pajé.


Evento de pet


No sábado (30), o Parque Monteiro Lobato recebe um evento voltado para a arrecadação de ração. A Festa vai das 14h às 18h30 e terá feira de adoção, venda de itens pet, arrecadação de ração e concurso pet com premiação.


Festival de Teatro


Fim de semana é destaque em Ponta Grossa com o II Festival de Teatro Prosiá. Nesta sexta-feira (29), às 19h, está programada a Mostra de Cenas Curtas no Teatro do Centro de Estudos Cênicos Integrado. A mostra é formada por 12 cenas interpretadas por atores e atrizes atuantes em Ponta Grossa.


No sábado (30), o Festival começa às 16h no Auditório do Campus Central da UEPG com a apresentação da peça infantil “O Cubo Mágico” e às 19h a peça “A Borboleta da Colina”. Às 21h o Sesc Estação Saudade recebe a peça Gato Boo, que tem classificação indicativa para maiores de 18 anos.


A cerimônia de premiação do festival será no domingo (31) a partir das 16h no Pub Espeto D’Ponta, com apresentação da banda Chave de Mandril. O Festival de Teatro Prosiá começou na última terça-feira (26) e é organizado pelo Coletivo Cacareco.

Toda a programação tem entrada gratuita.


Espetáculo de dança


Neste fim de semana o Cine Teatro Ópera recebe o espetáculo ‘A História da Dança’, com apresentações no sábado (30) e domingo (31) que envolvem vários estilos com a participação de profissionais e alunos de um estúdio de dança de Ponta Grossa.

O espetáculo está previsto para sábado (30), às 20h e domingo (31) às 19h. Os ingressos custam entre R$ 50 a inteira e R$ 25 a meia entrada.


Cinema


Em exibição dos cinemas de Ponta Grossa os filmes A Liga dos Superpets, Minions 2: A Origem de Gru, Pluft, o Fantasminha, Thor: Amor e Trovão, Elvis e O Telefone Preto.


Ouça:


Comments


bottom of page