top of page
CBN Ponta Grossa

AGENDA CULTURAL: Setembro em Dança abre comemorações de aniversário de PG

Confira a programação cultural deste fim de semana em Ponta Grossa.


Setembro em Dança


Setembro começa em Ponta Grossa com atividades culturais em comemoração ao aniversário da cidade. A abertura oficial do Festival Setembro em Dança acontece nesta sexta-feira (02) no Cine-Teatro Ópera às 20h.


O Ballet Guaíra abre as atividades do festival que neste ano leva o tema “Tudo é Movimento”. O evento tem o objetivo de fomentar a dança enquanto expressão cultural.


Durante duas semanas a cidade vai receber diversas companhias, academias e escolas de dança de todo o Paraná. Nesta sexta-feira o Ballet Guaíra vai levar para o palco do Ópera dois espetáculos. Os ingressos para a apresentação são gratuitos, mas limitados e podem ser acessados on-line.


Estruturas do festival estão montadas em quatro locais que compõem a Cidade da Dança. Entre os pontos altos do evento estão as apresentações de grupos convidados como o Divas Master – que terá apresentações em diversos locais; o Ballet de Londrina, que fará o espetáculo de encerramento do festival, no dia 17 e Ballet Guaíra, que fará o espetáculo de abertura.


Além disso, o Setembro em Dança contará com diversas mostras paralelas e a participação de artistas renomados, como a bailarina Ana Botafogo, que vai fazer parte do grupo de jurados de Ballet Clássico e será responsável por uma oficina especial de ballet clássico.


Neste sábado (03), o Lago de Olarias será palco do flashmob oficial do festival às 16h. Às 19h30 tem a primeira mostra aberta do evento no Cine-teatro Ópera. No domingo (04) às 14h acontece a oficina Dancehall com Ana Preta no Ópera e às 18h30 a mostra paralela Superação no Ginásio Da Pessoa Com Deficiência.


A programação completa do evento está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura.


Exposições


Ainda dentro do calendário de comemorações dos 199 anos de Ponta Grossa, duas exposições estão disponíveis na cidade. A mostra ‘Multiforme’, de autoria de Emanuel Sansana, está exposta no Ponto Azul.


São 23 obras selecionadas, em que o artista utilizou a técnica acrílica sobre tela. Algumas fazem referências às belezas naturais e urbanas da cidade de Ponta Grossa. Integram a exposição duas obras premiadas internacionalmente: ‘Um violão e a solidão’, premiada em Nova Iorque, em 2020; e ‘Descanso do Sol’, que recebeu o prêmio The Gallery’s Choice, pela Galeria People and Paintings de Nova Iorque, no final de 2021.


Já a exposição ‘Diversidade’ será aberta às 10h30 de sábado (3), no Centro de Cultura. Sob a orientação de Edilson Viriato, 15 artistas mostram seu trabalho. As exposições podem ser visitadas até o dia 30 de setembro.


Teatro


Neste sábado, o Centro de Estudos Cênicos Integrado recebe o teatro musicado Brasil em Cena às 19h. O texto tem classificação indicativa de 10 anos e ficou em 1° lugar no prêmio FUNARTE de Dramaturgia.


Os ingressos custam R$ 20 a meia entrada e R$ 40 a inteira.


Cultura


Na terça-feira, véspera de feriado, acontece uma palestra sobre a cultura marcial samurai. O evento acontece na Escola de Filosofia Nova Acrópole de Ponta Grossa.


Comedy Central


Também na terça-feira, o comediante VinI Alves apresenta um espetáculo de Stand UP Comedy sobre Ponta Grossa no Cine-teatro Ópera. O evento acontece no palco B do teatro às 20h e é gratuito.


A apresentação é um dos presentes da gincana “Princesa em Festa 2022”.


Comemorações da Independência


Na quarta-feira (07), feriado da Independência do Brasil, Ponta Grossa retoma o tradicional desfile cívico-militar da Independência depois de dois anos de pandemia da Covid-19.


Conforme a prefeitura, neste ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, o evento contará com a revista das tropas pela prefeita e comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, além da concentração de veículos da Defesa e forças de segurança.


Cineclube


O diretor Beto Carminatti vem a Ponta Grossa para segunda sessão do Cineclube Espoletta, iniciativa que ocorre neste sábado às 16h no Auditório Brasil Pinheiro Machado, no Museu Campos Gerais.


As exibições da tarde reúnem quatro produções de Carminatti, incluindo o raro filme de estreia – Delirium Dreams, de 1981, um registro poético da visão de mundo de moradores da periferia de Curitiba no início daquela década. O programa do cineclube inclui ainda as produções Eternamente (2003), O Mistério da Japonesa (2004) e A Balada do Vampiro (2007).


Os dois últimos filmes inspiram-se na literatura paranaense a partir da releitura da obra de Valêncio Xavier e Dalton Trevisan, respectivamente. Já no curta Eternamente, um homem e uma mulher pobres e solitários buscam encontrar o par ideal por meio do programa radiofônico ‘Dê ouvidos para o amor’.


Após exibição, a plateia conversa com o diretor. A previsão de duração do evento é de duas horas. A sessão é gratuita e marca segunda exibição do Cineclube Espoletta em Ponta Grossa, iniciativa que teve estreia em maio.


Cinema


Em cartaz nos cinemas de Ponta Grossa os filmes Um Lugar Bem Longe Daqui, Dragon Ball Super: Super Herói, O Lendário Cão Guerreiro, After 4 – Depois da Promessa, Não! Não Olhe!, Era Uma Vez Um Gênio, Thor: Amor e Trovão, Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, Minions 2: A Origem de Gru e A Liga dos Superpets.


Ouça:



Comments


bottom of page