Honraria é considerada a mais importante da universidade e só foi concedida a duas pessoas.
O deputado federal Aliel Machado recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O parlamentar é a segunda pessoa que recebe a honraria em toda a história da instituição.
O pedido do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade foi aprovado por unanimidade na última quinta-feira (06) pelo Conselho Universitário, considerado uma instância máxima da instituição.
A UEPG entendeu que o deputado atua na defesa da ciência e das políticas públicas de desenvolvimento científico e tecnológico. O assessor da reitoria, professor Carlos Willians Jaques Morais, explicou que o título é concedido para pessoas que se distinguem nas mais diversas áreas educacionais.
Aliel Machado é ponta-grossense e vem de família humilde, sem ligação com a política, e foi aluno da UEPG. O parlamentar começou a carreira política no movimento estudantil quando era adolescente e coordenou manifestações relacionadas ao transporte público do município.
Aliel atuou como coordenador regional na Paraná Esportes, ligada à Secretaria de Esportes do Estado. Em 2008 se candidatou ao cargo de vereador pela primeira vez. Em 2012 foi eleito e se tornou o mais jovem a ocupar a presidência da Câmara Municipal.
Foi eleito deputado federal em 2014, com 82.886 votos, e reeleito em 2018 e 2022. Machado foi premiado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas e entre 2021 e 2022 presidiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) na Câmara dos Deputados.
Durante a pandemia da Covid-19, o parlamentar se posicionou a favor de pesquisas e defendeu a campanha de vacinação. Também criticou os cortes de recursos destinados ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Atualmente, Aliel preside a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) na Câmara Federal. O pedido do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância destaca que o título é uma forma de reconhecimento pela contribuição do deputado à comunidade científica.
O texto menciona a atuação do parlamentar desde 2014, mas a justificativa resume o trabalho realizado desde 2020, quando Machado era vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara e atuou em frentes parlamentares na defesa do fortalecimento da Educação Pública e do Sistema Único de Saúde.
O documento menciona também a atuação do parlamentar na presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), entre março de 2021 e abril de 2022.
Em toda a história da UEPG, somente duas pessoas receberam o título de Doutor Honoris Causa. A outorga do primeiro título foi concedida ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, em 15 de agosto de 2016, durante o 7º Simpósio Jurídico dos Campos Gerais, promovido pelo Setor de Ciências Jurídicas (Secijur) da UEPG, Centro Acadêmico Carvalhos Santos (Cacs) e Universidade do Norte do Paraná (Unopar/Ponta Grossa).
A medalha e o diploma foram entregues pelo reitor à época, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli; e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.
Comments