top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ampliação do HU-UEPG é pauta de reunião entre Aliel e ministra da Saúde

Parlamentar ponta-grossense foi recebido pela ministra da Saúde Nísia Trindade, que destacou as ações do ministério, como a conquista do Mais Médicos, para PG e região

Foto: Divulgação

O Deputado Federal Aliel Machado (PV) realizou nesta semana uma reunião estratégica com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, visando o projeto de expansão do Hospital Universitário de Ponta Grossa (HU-UEPG).


Durante o encontro, o parlamentar ponta-grossense destacou a importância do projeto de ampliação apresentado pelo HU-UEPG. O plano inclui a construção de uma nova torre com cinco andares, integrando salas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), leitos, centro cirúrgico e outros espaços hospitalares, em uma previsão de investimento de R$ 60 milhões. Os projetos necessários ainda estão sendo desenvolvidos pelo HU para serem apresentados primeiro à Secretária de Estado da Saúde (Sesa), mantenedora do hospital, e posteriormente ao Ministério da Saúde.


O objetivo da expansão, que pode durar até três anos, é ampliar a capacidade de atendimento do hospital para a população da regional de saúde Ponta Grossa, Irati e Telêmaco Borba, que abrangem cerca de 1,1 milhão de habitantes.


Além de ser uma referência para a população local, o Hospital Universitário de Ponta Grossa desempenha um papel crucial no atendimento de politraumas para os municípios abrangidos pelas regionais citadas. A ampliação foi proposta pela direção do HU no encontro com a ministra em Ponta Grossa no ano passado e foi referendada pelo deputado Aliel Machado. A obra visa aprimorar a capacidade de resposta e atendimento a situações de urgência e emergência, fortalecendo o sistema de saúde regional.


A ministra também lembrou das ações do Ministério por Ponta Grossa e região no último ano. De acordo com ela, a recepção aos profissionais do Mais Médicos, realizada no ano passado durante visita à cidade, foi um momento muito marcante. Na ocasião, a convite do deputado, a ministra fez a recepção dos 30 médicos que estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde do município. Com a intervenção do parlamentar, Ponta Grossa foi a cidade que mais recebeu profissionais no Paraná. Além disso, foi anunciado na ocasião a construção do Centro de Referencia em Reabilitação (CER), que também será construído anexo ao HU-UEPG.


Ao fim da reunião, Aliel agradeceu mais uma vez a atenção da Ministra da Saúde e reiterou o compromisso do seu Gabinete Parlamentar em colaborar no que for necessário para concretizar esse projeto essencial para a saúde da região.


Das Assessorias

Comments


bottom of page