top of page
  • Ricardo Silveira

Arapoti conquista título inédito na Copa AMCG de Futsal

Decisão aconteceu no fim de semana no município de Piraí do Sul

Pela primeira vez, o município de Arapoti conquistou o ouro na Copa AMCG de Futsal. O jogo da final ocorreu no último sábado, dia 4, no município de Piraí do Sul. Contra a equipe de Telêmaco Borba, os atletas arapotienses venceram nos pênaltis. O empate garantia a vitória para os telemacoborbenses, que venceram o primeiro jogo por 3 a 2. Arapoti correu atrás e garantiu o título inédito.

No tempo normal, o placar fechou em 6 a 5. “Estávamos perdendo de 5 a 4. Mas em menos de cinco minutos conseguimos reverter o placar”, contou o chefe da divisão de Esporte e Lazer de Arapoti, Fabiano Aparecido Ferreira, lembrando ainda que sua equipe estava com desfalque de quatro jogadores, devido ao primeiro jogo da final. Como a vitória por um gol não bastava, a decisão seguiu para os pênaltis. Arapoti marcou os três, e Telêmaco derrapou na segunda tentativa.

Conforme o gestor, as equipes de Futsal do município devem ser reforçadas ainda neste ano, “para brigar pelo bicampeonato”. “Também estávamos na expectativa quanto ao título no Sub 17. Este não conseguimos, mas fiquei muito feliz com este belo resultado do adulto. Fizemos uma temporada excelente”, avalia.

Presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, recebeu os atletas em casa e acompanhou a grande final. "O jogo da final da Copa foi muito acirrado e disputado lance a lance", exultou, lembrando que Arapoti estava em menor número e precisava da vitória para levar o jogo para os pênaltis. "Isso ocorreu depois de muita disputa", aponta.

O presidente do clube Bulls Futsal, que representou Arapoti na competição, Antônio Erivelto de Paula, também destacou o “título tão almejado”. “Mesmo contando com um elenco de altíssimo nível, tivemos que nos esforçar muito”, disse, contando que seus atletas já participaram de campeonatos mundiais.

O esforço, destacado pela comissão técnica da equipe, foi desde o início da trajetória da equipe na Copa. “Estreamos com vitória contra a equipe de Piraí do Sul, por 7 a 4. Porém, após a empolgação da vitória, sofremos três derrotas consecutivas, contra Jaguariaíva, Ventania e Telêmaco Borba”, apontou o presidente, contando que o time já não pensava que passaria da fase de grupos.

Após a série de derrotas, vieram diversas vitórias, com placares consistentes. “Ressurgimos como uma Fênix. Nossa equipe renasceu das cinzas com uma sequência inacreditável de vitórias”, relata Erivelto, citando ainda a “quebra de tabus”. “Vencemos as cidades de Jaguariaíva e Ventania”, completa.

Assessor do setor de Esporte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Marcos Vinícius de Rocco, destacou o nível de todas as equipes. “Até as últimas rodadas, todos tiveram oportunidade de classificação. Isso é muito importante para manter os atletas treinando e motivados para as próximas fases”, avalia.

A 10ª Copa AMCG de Futsal teve início no mês de agosto do último ano, e reuniu equipes de 12 municípios. Além do Futsal adulto masculino, houveram disputas no Sub 17 masculino e adulto feminino. “A Copa como um todo foi muito disputada. As equipes apresentaram um grande nível técnico”, avalia o assessor da AMCG Esporte.

Para ele, as equipes contarem com a oportunidade de disputar uma competição de seis meses de forma gratuita é única. “Isso só é possível nos Jogos Abertos e nos Jogos da Juventude. Mas estas competições resumem-se a apenas dois ou três finais de semana”, esclarece.

Artilharia


A artilharia da categoria adulto masculina da 10ª Copa AMCG de Futsal ficou para um jogador telemacoborbense. Ronison Matheus da Silva marcou 28 gols em dez jogos. Em segundo lugar aparece o tibagiano Renan da Silva, com 23 gols em 9 jogos. E em terceira colocação da artilharia, vem o imbauense Rafael Teixeira da Silva. Em 12 jogos marcou 22 gols.

Este ano, a Copa AMCG de Futsal foi realizada por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte, Proesporte, com o incentivo da Copel. “Conseguimos realizar um campeonato sério e com oportunidade de todos os nossos municípios participarem. A AMCG vem incentivando a prática do Esporte, e este apoio foi essencial na realização do evento”, conta a diretora da Associação, Katiane Pires.

Comments


bottom of page