• Redação

Aulas presenciais na Rede Municipal são retomadas nesta semana

O cronograma indica a volta gradativa das turmas em Ponta Grossa.


As aulas presenciais da Rede Municipal de Ponta Grossa retomam gradativamente a partir de hoje (17). A primeira faixa de ensino que volta às salas de aula de maneira escalonada são os alunos da Pré-escola, matriculados no Infantil IV e V. Na próxima semana, serão recebidas as crianças matriculadas no Infantil III.


De acordo com a Secretaria de Educação, o cronograma para o Ensino Fundamental é diferente. De hoje até quinta-feira, os estudantes do 1º ao 5º ano fazem provas presenciais referentes ao 1º trimestre. No dia 24, as aulas em sala retomam com 25% dos alunos de cada turma.


Em abril, o município consultou as famílias de alunos matriculados na Rede Municipal e metade delas informou interesse em aderir às aulas presenciais.


O ano letivo na Rede Municipal de Ponta Grossa começou em fevereiro. Entre os dias 22 a 26 as escolas tiveram atividades presenciais e no dia 1º de março um decreto do Governo do Estado suspendeu todas as atividades.



Cronograma divulgado pelo Município:

Educação Infantil

Infantil IV e V:

O retorno às aulas presenciais para a Educação Infantil ocorrerá para a etapa obrigatória (a partir dos 04 anos) a partir do dia 17 de maio. Serão recebidos 25% dos alunos matriculados no Infantil IV e no Infantil V a cada semana, conforme escalonamento organizado pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Infantil III:

A partir do dia 24 de maio, serão recebidos também as crianças matriculadas no Infantil III, cujos pais optaram pelo híbrido, trabalham e também para crianças em situação de vulnerabilidade. Estas turmas serão atendidas de maneira 100% presencial, sem escalonamento (não há aulas remotas direcionadas para esta faixa).

Infantil I e II:

Não haverá atendimento neste momento.

Ensino Fundamental

1º ao 5º ano do Fundamental:

17 a 20 de maio: Semana de avaliações presenciais para os alunos do Ensino Fundamental que optaram pelo sistema híbrido, de maneira escalonada, conforme orientações das unidades escolares: primeiro grupo realiza as avaliações presenciais nos dias 17 e 18, enquanto o segundo grupo realizará nos dias 19 e 20. Alunos que possuem o acesso online e optaram pelo ensino exclusivamente remoto, farão as avaliações de maneira remota de 17 a 21 de maio, com a orientação de seus professores.

24 de maio: Retorno presencial para 25% dos alunos em cada turma, conforme organização da escola. Serão recebidas presencialmente nas escolas as turmas de cada série, de maneira escalonada. A partir do dia 31 de maio serão recebidos os outros 25% da turma, respeitando a opção das famílias em relação ao ensino híbrido.