top of page
  • Ricardo Silveira

‘Avança Campos Gerais’ retoma atividades

O Comitê integra dez municípios da região

(Foto: Reprodução).

O Comitê Territorial ‘Avança Campos Gerais’ está retomando suas atividades. Integrantes estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira na sede do Sebrae para traçar novas linhas de ação. O primeiro passo para a retomada será a identificação de atores. “Buscamos pessoas com comprometimento, e que tenham a vontade de mudar nosso território”, esclarece o consultor credenciado do Sebrae, Adison Santos.


O ‘Avança Campos Gerais’ integra dez municípios da região, sendo Carambeí, Castro, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés. “Cada um dos participantes do encontro de hoje identificou possíveis atores para integrar nossa governança”, contou o consultor, lembrando que os integrantes devem compor a quádrupla hélice: poder público, privado, academia e terceiro setor. “Esta hélice servirá para gerar impulso e dar estabilidade”, antecipa o consultor. “Quando estimulamos as ações, evitamos a estagnação”, completa.


Nos meses de dezembro e janeiro, o Comitê pretende integrar esses novos atores para realizar nova eleição da sua diretoria. A presidente Giorgia Bin Bochenek deixou hoje a presidência do Avança Campos Gerais. “Me comprometi nesse primeiro ano, e fizemos algumas ações, como o mapeamento do território na área das compras públicas, e também quanto à educação empreendedora”, elencou.


Após a identificação e convite das lideranças, o Comitê segue para novas capacitações no início do mês de março. “Nosso colegiado tem a característica de ser suprapartidário e autônomo. E com o foco na melhoria do ambiente de negócios de nossa região”, aponta Santos. Com a qualificação e elevação da taxa atividade empreendedora, os territórios conseguem medir o desenvolvimento conseguido. “Temos que avaliar a melhoria da qualidade de vida, e os níveis de renda e educação”, explica o consultor.


O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro destaca a importância da atuação da governança. “Precisamos do comprometimento da sociedade civil organizada para conseguir alcançar o desenvolvimento. A academia, com a expertise de seus profissionais e acadêmicos auxiliam com pesquisas e projetos. Já as empresas são responsáveis por girar a economia e conseguir novos investimentos. Junto com o poder privado conseguiremos fazer mais”, avalia. O Comitê Avança Campos Gerais e o Vale do Tibagi integram a região da AMCG.

Comments


bottom of page