As ligações abusivas de telemarketing têm sido um problema frequente para muitos usuários de telefonia no Paraná. Desde 2009, é possível bloquear essas chamadas por meio do Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT), uma iniciativa da Celepar em parceria com o Procon-PR. O serviço atende à legislação estadual e tem como objetivo proteger os consumidores de chamadas indesejadas.

Atualmente, 331.213 consumidores estão ativos no sistema, que permite o cadastro de números de telefone de pessoas físicas e jurídicas. Até agora, 605.600 números já foram registrados para bloqueio de telemarketing, com a medida entrando em vigor em até 30 dias após a solicitação. Se as ligações persistirem, os usuários podem registrar uma reclamação no Procon, detalhando a data, hora e empresa responsável pela chamada.
A diretora do Procon, Claudia Silvano, ressaltou a importância da parceria com a Celepar para viabilizar o bloqueio, destacando a praticidade do sistema. Os usuários podem solicitar o bloqueio pelo portal do Procon-PR, pelo telefone 0800 41 1512, ou em uma das sedes do órgão no Estado, em Ponta Grossa a sede do Procon fica localizada na Rua Balduíno Taques, número 445 no segundo andar.
Uma vez solicitado, o bloqueio abrange todas as empresas de telemarketing, exceto as instituições filantrópicas.
O sistema de bloqueio também auxilia as empresas de telemarketing, permitindo que consultem a lista de números bloqueados e evitem multas, que podem variar de R$ 900 a R$ 12 milhões, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, novas normas introduzidas pela Anatel em junho deste ano endureceram o combate às ligações abusivas, permitindo o bloqueio de chamadas com duração de até seis segundos, prazo que antes era de três segundos.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
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