top of page
  • CBN Ponta Grossa

Cadastro de intenção de matrícula na rede pública de ensino deve ser feito on-line em Ponta Grossa

Expectativa é de que quatro a cinco mil novos alunos sejam cadastrados neste ano.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

O cadastro de intenção de matrícula para novos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental de Ponta Grossa está aberto até o dia 17 de novembro. O processo é totalmente on-line.


De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, pais e responsáveis que buscam uma nova vaga na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental para o ano letivo de 2023 devem acessar o sistema Pré-matrícula PG Online, pelo site da Prefeitura. O cadastro foi aberto nessa segunda-feira (17) e permanece disponível até o dia 17 de novembro.


A expectativa é de que quatro a cinco mil novos alunos sejam cadastrados neste ano. Atualmente, a rede municipal de ensino soma 32 mil alunos. Todas as famílias que querem solicitar uma nova vaga em uma das Escolas ou CMEIs do município devem solicitar o cadastro.


Além disso, o registro é necessário também para estudantes que pretendem trocar de CMEI ou escola. Conforme a Secretaria, as crianças que estão regularmente matriculadas no município e vão permanecer nas mesmas unidades não precisam fazer novo cadastro, já que serão encaminhadas para a rematrícula pela própria unidade de ensino.


Segundo a prefeitura, a digitalização do processo deve aprimorar a gestão dos dados dos estudantes e melhorar a distribuição das vagas na cidade.


Ao preencher os dados, os responsáveis devem selecionar três opções de pré-matrícula, em três CMEIs ou Escolas diferentes. A prioridade será para a primeira opção. Após essa etapa, CMEIs e Escolas farão a análise dos pedidos e a distribuição das vagas.


O pré-cadastro não é uma garantia de vaga. Assim, os responsáveis devem ficar atentos aos telefones de contato informados para que, quando chamados, possam ir até a unidade escolar para apresentação dos documentos solicitados. A efetivação das matrículas será feita entre os dias 28 de novembro e 09 de dezembro.


Para fazer o cadastro também é necessário ter em mãos os documentos dos pais ou responsáveis legais e da criança, como CPF, RG, endereço completo, telefones de contato, CPF e cartão SUS da criança.


Todos deverão ser apresentados posteriormente, no ato da matrícula. O cadastro deve ser feito apenas uma vez, caso seja feito novamente, o sistema vai considerar apenas o cadastro realizado por último, ou seja, o anterior será substituído. Quem não conseguir finalizar o processo pode procurar a unidade de ensino mais próxima de sua casa.



Comments


bottom of page