top of page

Campos Gerais lideram produção de leite e mel no Paraná

CBN Ponta Grossa

O Paraná se destaca como um dos principais polos da produção agropecuária nacional, e  a região dos Campos Gerais, no Paraná, consolida a posição como um dos principais polos da produção leiteira e de outros produtos de origem animal no Brasil. Conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), duas cidades da região, Castro e Carambeí, estão entre as maiores produtoras de leite do país, enquanto Arapoti na produção de mel.


Castro, em especial, lidera o ranking nacional em produção de leite,  com um aumento de 6,4% na produção em relação ao ano anterior , com um volume de 454 milhões de litros em 2023. A cidade também se destaca como a terceira maior em valor de produção de produtos de origem animal no país. Carambeí ocupa a segunda posição na produção de leite no Estado. Já Arapoti é a segunda maior produtora de mel do país.


Além dos Campos Gerais, outras cidades paranaenses se destacam em diferentes segmentos da produção animal. Toledo, no Oeste, lidera a produção nacional de suínos. Nova Aurora, Palotina e Assis Chateaubriand estão entre as maiores produtoras de peixes do Brasil. Cianorte, por sua vez, é a quarta maior produtora nacional de frangos.


O Paraná como um todo apresentou um crescimento de 7,3% no valor da produção da pecuária em 2023, alcançando R$ 15,8 bilhões. O estado é o segundo maior produtor nacional de leite e ocupa o primeiro lugar em valor da produção de tilápia, mel de abelha e casulos de bicho-da-seda.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias

Yorumlar


bottom of page