top of page
  • Ricardo Silveira

Campos Gerais tem oficina prática de sinalização de trilhas

Adetur Campos Gerais e o Instituto Chico Mendes Conservação da Biodiversidade promovem a ação

(Foto: Assessoria).

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur Campos Gerais e o Instituto Chico Mendes Conservação da Biodiversidade – ICMBIO realizam dias 28 e 29 de novembro em Ponta Grossa, a Oficina Prática de Sinalização de Trilhas.


A ação faz parte do processo de ordenação, formatação e implantação dos traçados do Projeto Caminhos do Peabiru que vem sendo proposto pelo Governo do Estado com o objetivo de resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha histórica.

Segundo Guilherme Forbeck, da diretoria da Adetur Campos Gerais e coordenador do projeto na região, a oficina pretende preparar os participantes quanto as boas práticas, desafios e padronização na implantação da sinalização seguindo parâmetros estabelecidos no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio. “Também estamos preparando multiplicadores para que atuem na implantação da identidade visual nos traçados do Caminho do Peabiru nos municípios da região”.

Nos Campos Gerais, o traçado inicial proposto possui 863 km e passa por Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva e Tibagi, totalizando dez cidades.

As rotas sinalizadas possibilitam um novo nicho de turismo em ambiente natural e estimulam a economia criativa, atraindo turistas nacionais e internacionais, podendo incrementar redes de restaurantes, pousadas, hotéis, artesanato e o comércio local; oportuniza aos cidadãos locais e visitantes melhorias no campo da saúde e do entretenimento, pelo contato com a natureza, com jogos, caminhadas, cavalgadas, dentre outros eventos.

bottom of page