• Ricardo Silveira

CBN Ponta Grossa: 20 anos tocando notícia

Emissora foi pioneira no conteúdo all news em toda a região

Às nove horas da manhã do dia 13 de dezembro de 2001, o primeiro noticiário local transmitido na Central Brasileira de Notícias de Ponta Grossa era levado ao ar. Foi a primeira emissora de rádio exclusivamente all news em toda a região.


A primeira edição do CBN Ponta Grossa teve cumprimentos de personalidades de todo o Paraná, com felicitações sobre o novo espaço de informação e desenvolvimento da cidadania.


A chegada da CBN na região também trouxe mais uma inovação. Na época, os ouvintes eram acostumados a ouvir notícias pelo rádio apenas nas primeiras duas horas do dia. Na CBN, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar as notícias sem hora marcada, já que elas passaram a fazer parte do dia-a-dia do cidadão.


Desde então, a CBN não parou de tocar notícia na região dos Campos Gerais. Durante essas duas décadas, a rádio marcou presença em campanhas cívicas e de interesse da cidade, como a de aumento do número de eleitores, reativação das linhas aéreas saídas do município, instalação das sedes da Polícia Federal e Procuradoria da Fazenda, Convention & Visitors Bureau e outros fatos marcantes.


A CBN fez a cobertura dos governos dos prefeitos Péricles de Mello, Pedro Wosgrau Filho, Marcelo Rangel e Elizabeth Schmidt. O jornalismo da Central Brasileira de Notícias também acompanhou as movimentações do legislativo. Desde 2001, quase 130 vereadores passaram pela Câmara Municipal de Ponta Grossa.


Ao longo dos últimos 20 anos, mais do que a informação, a CBN Ponta Grossa contribui para o debate público da cidade e tem o papel de prestar serviço aos ouvintes. Por isso, temas como a melhora do trânsito, tempo e temperatura, saúde, bem-estar e qualidade de vida estão presentes na programação.


Entre os profissionais que passaram pela CBN estão a jornalista e atual deputada federal Joice Hasselmann e o jornalista Eduardo Ribeiro, que hoje é âncora de um dos principais noticiários dominicais do Brasil.


Em 2017, a emissora foi destaque com a migração do AM 1300 para a FM. Com a mudança de frequência, a CBN começou a tocar notícia no 98.1. Por essa migração, a rádio recebeu uma moção de aplauso da Câmara dos Vereadores.


Atualmente, a rádio CBN Ponta Grossa alcança cerca de 15 cidades dos Campos Gerais, com mais de 700 mil ouvintes.


Além da programação nacional, as notícias locais têm destaque com uma grade de dois jornais diários, boletins durante todo o dia e as notícias do esporte local. Além das entrevistas e debates que vão ao ar aos sábados.


Nova fase


Desde 1º de julho de 2021, uma parceria entre o Grupo Maringá de Comunicação (GMC), dono da CBN Maringá, MIX Maringá, Maringá FM, a startup Talk Wine e Portal GMC Online e o Grupo Verde Vale, de União da Vitória, que tem as rádios CBN Vale do Iguaçu, FM Verde Vale, o Jornal O Comércio e o portal VVale, foi firmada para fortalecer a CBN Ponta Grossa.


A parceria é responsável pela gerencia geral, comercial e jornalística da emissora pertencente a Sociedade Pitangui de Comunicação Ltda, de propriedade do empresário Roberto Mongruel.


Desde então novos programas foram criados para ampliar o conteúdo jornalístico de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. Os conteúdos são produzidos pelos jornalistas Gisele Wardani, Ricardo Silveira e Thailan Jaros.


Aos fins de semana o debate dos principais temas que impactam a sociedade são destaque no 'Sábado CBN' com apresentação do jornalista Ney Hermann.


E novidades estão sendo preparadas para 2022. Aguarde e vida longa a CBN Ponta Grossa.