CEI ouve secretária sobre contratos de coleta de resíduos em PG
- CBN Ponta Grossa
- 31 de mar.
- 1 min de leitura
A Comissão Especial de Investigação (CEI) que apura o contrato entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a empresa Ponta Grossa Ambiental ouviu, na última sexta-feira (28), a secretária de Meio Ambiente, Carla Kristki, para a primeira rodada de depoimentos. O objetivo da investigação é verificar possíveis irregularidades nos contratos relacionados à coleta de resíduos no município.

Durante o depoimento, o presidente da CEI, Professor Careca, questionou a secretária sobre a fiscalização no Aterro Vila Velha e sobre como é aferida a quantidade de resíduos recebidos pela unidade. Carla explicou que a conferência é realizada por um funcionário da empresa responsável pela coleta e por um servidor da Secretaria de Meio Ambiente. A conferência é registrada com a filmagem da placa do caminhão e pesagem dos resíduos, para evitar divergências.
O presidente também questionou sobre a capacidade de geração de energia da Usina Termoelétrica e Biogás (UTB), localizada no Distrito Industrial, e se havia metas estabelecidas em contrato. Carla informou que a usina gera atualmente 54kw/h de energia, recebendo 11 toneladas de resíduos orgânicos por dia, o que está abaixo da capacidade de 30 toneladas diárias. Ela afirmou que precisaria verificar no contrato se existe alguma meta estabelecida.
Por fim, Careca questionou o valor total investido pela empresa Ponta Grossa Ambiental na usina, mas a secretária não soube responder. Carla informou que o valor pago pela Prefeitura à empresa foi de R$ 536 mil, referente ao investimento na construção da usina, com pagamento até 2036.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
תגובות