top of page
  • CBN Ponta Grossa

Cerca de 25% dos impostos municipais são pagos por PIX em Ponta Grossa

Pagamento eletrônico começou a ser utilizado há um mês no município.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Cerca de 25% dos impostos municipais foram pagos por PIX em Ponta Grossa. O pagamento eletrônico começou a ser utilizado há um mês no município e está disponível para a quitação de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto sobre Serviços (ISS).


Segundo a prefeitura, além dos tributos as taxas do município também podem ser pagas por meio do PIX. A Secretaria Municipal da Fazenda destacou a rápida evolução na forma de pagamento que garante maior agilidade e segurança na quitação dos tributos e taxas e moderniza a máquina pública.


Diferente dos boletos, o pagamento por PIX é feito de forma instantânea e permite que o município dê baixa nos impostos já no dia seguinte ao pagamento. Segundo a Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, a simplificação e desburocratização faz parte dos eixos norteadores do Vale dos Trilhos, a governança do ecossistema de inovação do município.


Para a Agência, a gestão pública precisa atender a este eixo e se apropriar das tecnologias disponíveis no mercado para facilitar a jornada autônoma do cidadão e fazer a inclusão digital. O pagamento está disponível no site da prefeitura.


A Secretaria Municipal da Fazenda orienta que a população acesse o site como se fosse gerar o boleto para pagamento do tributo ou taxa e a possibilidade de quitação por PIX aparecerá no documento.


O PIX foi criado pelo Banco Central em novembro de 2020 e já é o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos usado no país. O meio de pagamento permite a transferência entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.


Qualquer pagamento ou transferência que é feito usando diferentes meios (TED, cartão e o boleto), pode ser feito com o PIX a partir do celular.


O PIX não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O meio de pagamento funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos.


Para o boleto, como é o caso dos impostos municipais, as transações de pagamento exigem a leitura de código de barras, enquanto o PIX pode fazer a leitura de um QR Code. A diferença é que, no Pix a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário.

bottom of page