• Redação

Cerca de 66.500 motoristas devem pagar o licenciamento de carros neste mês em Ponta Grossa

O pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2021 começou na última semana para carros de placas com finais 6, 7 e 8.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cerca de 66.500 motoristas devem pagar o licenciamento de carros neste mês em Ponta Grossa. O pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2021 começou na última semana para carros de placas com finais 6, 7 e 8.


O calendário de quitação teve início em agosto e vai até novembro, cada mês é destinado para carros com diferentes finais de placas.


De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Ponta Grossa tem uma frota de 222.123 carros registrados em 2021, número 2% maior que ano passado. Até setembro, cerca de 110.522 (cento e dez mil e quinhentos) motoristas deveriam ter quitado o certificado no município.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem circula com um veículo que não esteja devidamente licenciado comete uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 prevê aplicação de multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira e apreensão do veículo.


No entanto, conforme dados repassados pelo Detran à CBN, nos últimos dois anos em média 40% das pessoas não pagaram o documento. Em 2019, 137.884 licenciamentos foram registrados, o que representa 65% do total de carros do município.


No ano passado, o número de motoristas que fizeram o pagamento diminuiu e chegou a 58% do total de veículos em Ponta Grossa. De acordo com o Detran, 74.599 veículos foram licenciados em agosto e quase 80 mil pessoas fizeram o pagamento de 2020 neste ano.


O Detran ressalta que não emite mais a carta de aviso enviada aos proprietários, como medida de economia aos cofres públicos neste momento de pandemia. O documento impresso em papel-moeda também não é mais emitido e enviado ao cidadão.


Agora, O CRLV está disponível em versão digital e que pode ser acessado no portal do Detran em formato PDF e impresso em qualquer impressora. O certificado é gerado em até três dias após a quitação dos débitos do veículo.


A guia de recolhimento pode ser emitida pelo site do Detran ou aplicativo Detran InteliGente. O valor é de R$ 86,50 para todos os veículos e o pagamento pode ser feito nos caixaseletrônicos ou pelo Internet Banking dos bancos credenciados – Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento.


Em novembro, será a vez do pagamento dos veículos com placas de final 9 e 0. Segundo o Departamento, em Ponta Grossa são 45.134 veículos com esses finais.


Ouça