top of page
  • CBN Ponta Grossa

CimSaúde: capacitações dos seus colaboradores e dos gestores municipais de saúde


"Para 2024, a estratégia deve seguir, principalmente junto às equipes da Saúde Básica dos municípios consorciados, conforme diz a diretora, Pâmella Costa"


A capacitação dos seus colaboradores e dos gestores municipais de saúde. Esta foi uma das prioridades do Consórcio intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) durante o ano de 2023.


Programas como o PlanificaSUS e o Qualicis, de Qualificação dos Consórcios do Estado priorizaram as ações de preparo das equipes da Atenção Básica e Especializada da Saúde. Matriciamentos junto à equipes municipais e participação em congressos estaduais e nacionais fizeram parte da estratégia. “Tivemos um ano repleto de informações. Nosso objetivo é qualificar cada vez mais os profissionais para otimizar o atendimento aos pacientes”, fala a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.


Conforme a diretora, para 2024, a estratégia deve seguir, principalmente junto às equipes da Saúde Básica dos municípios consorciados. “A Atenção Primária e a Especializada devem estar alinhadas para promover um trabalho de qualidade. Os matriciamentos realizados no último ano foram de suma importância para o trabalho em conjunto. Por isso devemos intensificá-los”, antecipa.  


A participação em congressos também foi destaque. “O atendimento em saúde está em constantes transformações. A atualização das informações é essencial em nosso trabalho”, aponta, lembrando ainda que a troca de informações entre os gestores durante os eventos é fundamental para melhorar os processos.


Último evento de 2023, “Saúde em Movimento”, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde no mês de dezembro, reuniu milhares de gestores no município de Foz do Iguaçu e tratou sobre PlanificaSUS e Linhas de Cuidado à Saúde. “Este foi um dos eventos que pudemos participar. Além de aprender, abriu um leque de novas oportunidades para aplicarmos”, finaliza a diretora, destacando temas como cuidados paliativos e segurança dos pacientes. 


Das Assessorias

Comments


bottom of page