top of page
  • CBN Ponta Grossa

CimSaúde debate casos clínicos com equipe de Ivaí

No último ano, Ivaí contou com mais de 100 vagas disponíveis para pacientes na Linha de Cuidado de Hipertensos e Diabéticos

Foto: Divulgação

Casos clínicos dos pacientes atendidos pela Linha de Cuidado à Saúde de Hipertensos e Diabéticos foram debatidos na última terça-feira em Ivaí. Equipe multiprofissional do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), que realiza os atendimentos das Linhas de Cuidado por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios (Qualicis), esteve no município para conversar com profissionais da Atenção Básica. “Estes encontros são muito importantes para realizar o aprimoramento e educação continuada dos colegas médicos e enfermeiros, melhorando o conhecimento dos profissionais na área de Cardiologia”, esclarece o médico especialista, Marcelo Zveiter.


Conforme o médico, foram debatidos casos clínicos verídicos atendidos no Consórcio. “Com exemplos práticos e reais, fica mais fácil o entendimento pelos profissionais da Atenção Básica”, avalia a diretora do CimSaúde, Pamela Costa. “Também é importante porque melhora a comunicação entre as equipes”, aponta Zveiter.


No último ano, Ivaí contou com mais de 100 vagas disponíveis para pacientes na Linha de Cuidado de Hipertensos e Diabéticos. Mas o aproveitamento de vagas foi de pouco mais de 10%. Para a coordenadora do Qualicis do município, a auxiliar administrativa, Stéphanie Feltrin Santiago Colacino, o aproveitamento deve ser melhor durante este ano, após a ação de matriciamento realizada nesta terça. “Vamos começar a enviar novos pacientes, já que vimos que a linha pode abranger”, explica.



Reconhecimento


O município de Ivaí ganhou recentemente destaque estadual pela sua atuação de estratificação de pacientes com condições crônicas. A Unidade da Estratégia Saúde da Família São Roque, por meio do Programa de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), conseguiu cadastrar 100% da população atendida e realizar a estratificação necessária para o encaminhamento dos casos de média e alta complexidade ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “É um trabalho em andamento, e com toda a certeza, o município irá otimizar o uso das vagas” antecipa Pâmella.


Das Assessorias

Comments


bottom of page