• Redação

Comércio abre nesta terça-feira em PG, mas segue em regime de escala

Mesmo com o feriado de Tiradentes, comércio aberto, com rodízio dos estabelecimentos.



O Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa assinaram um termo de convenção coletiva de trabalho que permite a abertura do comércio nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes.

A medida segue o decreto municipal de rodízio dos estabelecimentos. Nesta terça está permitido o funcionamento de óticas, relojoarias e joalherias, além de lojas de perfumes, confecção e calçados.

De acordo com o termo, os estabelecimentos devem abrir das 10h às 16h e as empresas devem fornecer o vale transporte aos empregados, além da refeição ou o pagamento no valor de R$ 21,33.

O documento prevê um intervalo de almoço de pelo menos 30 minutos e o pagamento de adicional de 100% das horas trabalhadas, ou a compensação por dois dias de folga. O novo decreto publicado pelo município na sexta-feira (17) prevê que os segmentos considerados essenciais e os atendimentos individualizados com hora marcada não precisam atender ao sistema de rodízio, por isso, os atendimentos estão autorizados fora do dia da escala.

Tabela do comércio: Segunda e quinta-feira – lojas de móveis, eletrodomésticos e departamento. Terça e sexta-feira – Óticas, relojoarias, joalherias, perfumes, confecção e calçados. Quarta e sábado – Lojas de tecidos, aviamentos, floriculturas, paisagismo, jardinagem, bancas, papelarias, embalagens, informática. Segunda a sábado - Atendimento individual (clínicas, salões de beleza, banho e tosa, assistência à domicílio, lava car, etc.) Segunda a domingo - Serviços essenciais.

Imagem: Divulgação/Arquivo CBN/Bárbara Brandão


Ouça o boletim:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011