Evento faz parte das comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa e marca o novo ciclo de desenvolvimento pelo qual o município está passando
Começou nesta terça-feira (19), o 1º Transforma Agro Paraná, que até o próximo domingo (24) vai movimentar o Centro de Eventos e Centro Agropecuário de Ponta Grossa. O evento está sendo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Paraná Tecnologia e Metrologia. A cerimônia de abertura ocorreu no espaço Arena Transforma Agro, instalado no pavilhão principal do Centro de Eventos.
A solenidade contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do Secretário de Estado da Inovação, Transformação e Modernização Digital, Marcelo Rangel, representando o governador Carlos Massa Ratinho Jr, do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa e de várias outras autoridades, empresários e apoiadores do evento.
Durante a abertura, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou o caráter transformador do evento, uma vez que ele vem em substituição a uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do Paraná, a EFAPI. “Estamos mesclando o mais tradicional dos eventos do Centro Sul do Paraná, com o que há de mais inovador e atual em termos de tecnologia e inovação. E dessa fusão nasceu o Transforma Agro Paraná, que chega para somar a outros tantos eventos importantes do agronegócio no estado”, disse a prefeita.
O Secretário de Estado da Inovação, Transformação e Modernização Digital, Marcelo Rangel, parabenizou o município por promover a evolução da EFAPI para o Transforma Agro, valorizando a agropecuária da região e difundindo a inovação. “A nossa região contribui muito para a agropecuária do país. Mas o caráter inovador sempre esteve presente na nossa agropecuária. Aqui surgiu o plantio direto, prática agrícola difundida em todo o mundo, e também o próprio cooperativismo, que começou pela iniciativa dos produtores rurais dos Campos Gerais”, afirmou.
O Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa enfatizou a diversificação da programação do evento, que terá uma série de atividades voltadas ao agronegócio, inovação e tecnologia, como a realização de mais de 80 palestras, congressos técnicos e workshops, e ainda exposições com mais de mil animais; além de provas equestres, stands do comércio e indústria e atrações para o público geral.
Atrações
O 1º Transforma Agro tem a participação de mais de 200 expositores de vários segmentos. São empresas, entidades de classe, associações, cooperativas, e instituições financeiras, de ensino e tecnologia, que estarão integrando a feira e divulgando seus produtos e serviços. Quem for ao evento poderá saborear diversos tipos de lanches e comidas típicas em espaços como a Praça de Alimentação, Sabores dos Campos Gerais e a Cozinha Show. Cada espaço terá uma característica diferente. Na Praça de Alimentação, os visitantes poderão provar refeições rápidas, além de pratos e bebidas típicas da região. Na Cozinha Show o público poderá acompanhar a elaboração de receitas de pratos regionais feitos com produtos da agricultura familiar. Já no espaço Sabores dos Campos Gerais, estarão à disposição do público produtos da agricultura familiar com diversos produtos como doces, queijos, vinhos, geleias, embutidos entre outros.
Maltaria Campos Gerais
Uma das atrações do evento será o espaço destinado à Maltaria Campos Gerais. No local, que tem 48 metros quadrados, a maltaria vai demonstrar aos visitantes o processo de fabricação da cerveja “do Campo ao Copo”. Haverá palestras técnicas sobre o plantio e o mercado da cevada, mostrando a capacidade de produção que o Paraná possui. Dessa forma, os visitantes vão conhecer a importância da produção de matérias-primas essenciais para a indústria da cerveja.
Microcervejarias e Turismo
As microcervejarias terão uma participação especial no 1º Transforma Agro Paraná. Com um espaço próprio, as cervejarias vão demonstrar o potencial de Ponta Grossa nesse segmento, com cervejas artesanais de alta qualidade, com sabores e estilos únicos. Nesse espaço estarão presentes as microcervejarias Koch, El Patron e Oak.
Os atrativos turísticos da região também terão uma participação importante durante o evento. No espaço destinado ao turismo dos Campos Gerais, os visitantes poderão conhecer as atrações turísticas, a cultura, a gastronomia e a rede hoteleira, fomentando o turismo de Ponta Grossa e dos demais municípios.
O espaço destinado ao turismo tem o apoio e a coordenação da Secretaria de Turismo de Ponta Grossa, Secretaria de Turismo do Estado, Adetur, Convention Bureau e Associação dos Municípios dos Campos Gerais – AMCG.
Agricultura e pecuária
Outro atrativo para o público serão as exposições de ovinos e bovinos, com mais de mil animais de várias raças. Durante a 1ª Transforma Agro Paraná haverá venda de matrizes e reprodutores de várias raças e julgamento por juízes especializados. Haverá também o pavilhão da agricultura familiar chamado “Sabores dos Campos Gerais”, espaço dedicado a produtores familiares com diversos produtos como doces, queijos, vinhos, geleias, embutidos entre outros.
Os setores da Indústria e do Comércio também terão um espaço para expor produtos e serviços diversos. Os stands terão a presença de empresas especializadas em vários segmentos da economia, prestando informações e serviços relacionados a diversos setores. O espaço conta com o apoio da Fecomércio, do Sindilojas, SENAC, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – ACIPG.
Hackathon
O Transforma Agro Paraná estará realizando também um Hackathon, que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro na Arena Transforma Agro, no Centro de Eventos e Centro Agropecuário de Ponta Grossa. A ação, que está sendo realizada pela prefeitura de Ponta Grossa, através do Vale dos Trilhos, com a coordenação do Sebrae, é voltada a estudantes universitários da região. Os interessados em participar podem fazer a inscrição até o dia 17 através do link https://forms.office.com/r/kQMpy5mTpx.
Para participar da competição (hackathon), o estudante, independente da instituição de ensino, precisa ter disponibilidade para estar presente nos dois dias e em grupo propor soluções para o agronegócio. Todos os grupos apresentarão seus pitchs para a banca de julgamento que será realizada no dia 20, das 19 às 20 horas. Os estudantes envolvidos receberão um certificado de participação, e as três equipes que apresentarem os melhores projetos serão premiadas.
Mostra de startups
O 1º Transforma Agro Paraná terá também uma mostra de startups com soluções para o agronegócio. O evento será realizado de 19 a 22 de setembro na Arena Transforma Agro, Todas as startups participantes farão seus pitchs para apresentar as soluções no stand do Sebrae, além de estarem disponíveis no espaço de startups. As inscrições também estão abertas e até agora já são 18 startups inscritas para o evento.
Assembleia Legislativa Itinerante
O 1º Transforma Agro Paraná terá a presença da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que visa proporcionar uma aproximação maior da população com o Poder Legislativo e as atividades parlamentares. Durante o encontro, que vai acontecer no dia 22, às 18 horas, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam a região receberão entidades do agronegócio, entidades de classe e membros da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações.
No decorrer das atividades, um documento com as sugestões da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Ainda de acordo com a programação, personalidades de destaque na sociedade de Ponta Grossa e dos Campos Gerais receberão diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.
Além da participação dos deputados estaduais, o evento deve contar com a presença de representantes do governo do Estado, de lideranças políticas dos municípios da região e de representantes da sociedade civil organizada.
A equipe de comunicação da ALEP fará entradas ao vivo do evento, com entrevistas de lideranças e autoridades, com transmissão nas redes sociais e TV Assembleia.
Comentários