• Redação

Com leitos lotados, Hospital Universitário propõe protocolo para escolha de pacientes com Covid-19

Com aumento dos casos e falta de leitos, Hospital acredita que medida pode salvar mais pacientes.

Nessa quinta-feira (11), o Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa propôs um protocolo de escolha para pacientes com Covid-19. Segundo a UEPG, o objetivo é salvar o maior número de vidas e continuar oferecendo o atendimento de qualidade aos pacientes internados.


O HU foi a primeira instituição do Paraná a propor a medida, que tira das mãos do profissional de saúde a escolha de pacientes.


A ação foi proposta por causa do esgotamento de leitos de UTI Covid e Geral no Hospital e o aumento no número de casos. O protocolo, elaborado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, estabelece critérios de escolha de pacientes que aguardam leitos de coronavírus.


Entre eles estão a gravidade do caso, o maior grau de sobrevida e a capacidade do paciente. O documento é baseado nas orientações da Organização Mundial da Saúde, que definiu normas de atendimento em contextos de catástrofe.


A proposta foi apresentada à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), mas para que seja implementada, deve ser de conhecimento público e passar pela aprovação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Ouça: