Produtores plantaram uma área de quase 50 mil hectares para a safra de feijão na região de Ponta Grossa com estimativa de produzir 109.338 toneladas.
A segunda safra de feijão já começou a ser colhida em todo o Paraná com boa expectativa dos produtores. Conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), 2% da safra foi colhida na região de Ponta Grossa, a terceira com a maior produção do grão no estado.
Os produtores plantaram uma área de quase 50 mil hectares para a safra de feijão na região com estimativa de produzir 109.338 toneladas. Até agora, foram colhidos 995 hectares com produção de dois mil quilos por hectare.
De acordo com a estimativa, a maioria da safra, 75%, está em fase de frutificação e 85% é considerada de boa qualidade para a colheita. A região de Pato Branco é a maior produtora de feijão do estado, com 90 mil hectares plantados e estimativa de produção de 180 mil toneladas do grão. Essa região também colheu 2% da produção.
Em todo o Paraná, cerca de 4% dos 297 mil hectares cultivados na segunda safra de feijão já foram colhidos e a expectativa é que sejam produzidas 592 mil toneladas. A área para esta segunda safra representa uma redução de 12% em relação ao ano passado, quando foram plantados 338 mil hectares.
No entanto, a estimativa indica um aumento de 5,5% em relação à colheita registrada em 2022. Os dados estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária, publicado na semana passada. Segundo os técnicos, o clima tem favorecido a cultura do feijão até o momento, resultando em 90% das lavouras em boas condições e 10% em condições médias.
Com a entrada da nova produção no mercado, os preços recebidos pelos agricultores começaram a baixar. Na última semana, o produtor recebeu em média R$ 350 pela saca de 60 kg de feijão tipo cores e R$ 260 pela saca de 60 kg de feijão preto. Segundo o Deral, além da oferta de nova safra, ainda existe uma pequena quantidade da primeira safra para ser comercializada.
Colheita de soja foi finalizada com produção recorde
Já a colheita da soja atingiu nesta semana 99% da área e pode ser considerada encerrada. Na região de Ponta Grossa, a soja plantada ocupou uma área de 544.450 hectares e obteve uma produção 2.290.771 toneladas do grão. Segundo o relatório do Deral, 95% da produção é considerada de boa qualidade.
Com a produção recorde obtida, os técnicos chamam a atenção para as dificuldades de escoamento e armazenamento. Conforme o relatório, os armazéns estão cheios e há uma super oferta de soja no mercado brasileiro. Com isso, a pressão sobre os preços é grande. O valor de comercialização da saca atualmente é aproximadamente 30% menor do que no mesmo período do ano passado.
Comments