• Redação

Corpus Christi em Ponta Grossa não terá tradicionais tapetes


A celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11) , uma das mais tradicionais da Igreja Católica terá alterações. De acordo com a Diocese de Ponta Grossa, neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá procissões e os tapetes de rua.


Diferente das celebrações anteriores, em 2020 a data será lembrada nas paróquias com a Santa Missa para a participação dos fiéis e seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. O bispo ainda levará o Santíssimo, de carro, do Asilo São Vicente de Paulo aos hospitais de Ponta Grossa, em frente aos quais haverá um breve momento de oração.


Será a partir das 14h30, com a saída do asilo São Vicente, passando pelo Hospital Bom Jesus, Hospital da Criança, Santa Casa, Hospital São Camilo, Hospital Regional – que é referência para o tratamento da COVID 19 - Hospital Unimed e Pronto Socorro.

Segundo a Diocese, a população poderá acompanhar estas visitas somente através de transmissão pela internet.

Celebrações na região A Diocese de Ponta Grossa comunicou que na região, o Corpus Christi será celebrado com Santa Missa e procissão com o Santíssimo de carro pela cidade. Assim será em Telêmaco Borba (15 horas), Ivaí (9 horas), Imbituva (9 horas), Piraí do Sul (15 horas), Fernandes Pinheiro (15 horas), Ortigueira (15 horas) e Castro (9 horas).

Em Irati, apenas as paróquias São João Batista e Nossa Senhora da Luz farão o passeio com Jesus Eucarístico. Na São João, logo após a missa das 15 horas, e, na Nossa Senhora da Luz, às 16.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, e na São Sebastião, de Ortigueira, os fiéis estão sendo convidados a montar pequenos altares em frente de casa e a ficar no portão para receber a bênção com o Santíssimo, ao longo do caminho. A Paróquia vai celebrar missas 100% online, sem a presença de fiéis.

Em Ipiranga, às 15 horas inicia a procissão com o Santíssimo de carro pela cidade. Não haverá missa na matriz Imaculada Conceição. A paróquia vai retransmitir em sua página no Facebook a celebração da Santa Eucaristia na Paróquia São José, de Ponta Grossa.

Outras comunidades optaram apenas por celebrar missa. É o caso da São Roque, em Ventania (15 horas); Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi (8h30 e 15 horas); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati (8,10,15 e 17 horas) e São Miguel, também de Irati (9, 12, 15 e 19 horas). Em Imbaú, as missas na Paróquia São José ocorrerão pela manhã e haverá adoração e bênção do Santíssimo à tarde. Já as quatro paróquias de Castro terão uma programação comum, pela manhã. Às 9 horas, a Santa Missa celebrada na matriz Sant’Ana será realizada pelos padres das paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário e Sant’Ana.

A celebração será transmitida pelas páginas no Facebook das comunidades.

Ouça a matéria:

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011