- Redação
Covid-19: 80% dos leitos de UTI estão ocupados no HU de Ponta Grossa
Ponta Grossa é referência de quatro regionais de saúde, que somam 50 municípios.

Conforme o boletim da Fundação Municipal da Saúde (FMS), 80% dos leitos de UTI estão ocupados no Hospital Regional Universitário, em Ponta Grossa. Das 10 vagas disponíveis na ala Covid-19, oito estão ocupadas.
O boletim registra três pacientes internados que foram confirmados para a doença e não são de Ponta Grossa. Dois casos suspeitos são do município e outros quatro casos tiveram resultado negativo para o novo coronavírus.
Das 25 enfermarias disponíveis, 20% estão ocupadas no HU. Segundo a Fundação, três pacientes são de outros municípios e dois de Ponta Grossa.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Ponta Grossa é referência de quatro regionais de saúde, que somam 50 municípios. Dos 318 leitos de UTI disponíveis na macrorregião, metade já estão ocupados, conforme o boletim da Sesa.
No final de abril, o governo do Estado anunciou uma verba que permite a aquisição de mais 20 leitos de UTI e 25 leitos para enfermaria no Hospital Regional Universitário. A Secretaria afirma, no entanto, que a “ampliação dos leitos é progressiva, à medida que a Sesa adquirir mais equipamentos e a demanda for crescente”.
Ainda segundo a Secretaria, o Hospital regional de Telêmaco Borba, que começou a atender ontem (02), deve receber pacientes da região dos Campos Gerais. A nova estrutura tem capacidade de 50 leitos, sendo 10 de UTI adulto e 40 de enfermaria. Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19. Em Guarapuava, segundo o Governo, a ativação inicial será de 10 leitos de e UTI adulto e 40 leitos de enfermaria clínica.
Foto: Divulgação
Ouça a reportagem: