• Redação

Covid-19 altera celebrações da Semana Santa

Todas as missas continuam sendo realizadas sem a presença física dos fiéis, que precisam acompanhá-las ao vivo pelos meios de comunicação.





Com as restrições sociais de combate ao novo coronavírus, a Diocese de Ponta Grossa publicou orientações para a Semana Santa. A data é considerada pela Igreja Católica um dos momentos mais importantes do ano, já que as celebrações lembram a morte e ressurreição de Jesus.

De acordo com o bispo dom Sergio Arthur Braschi, todas as missas continuam sendo realizadas sem a presença física dos fiéis, que precisam acompanhá-las ao vivo pelos meios de comunicação.

Conforme a Diocese, a Missa do Crisma, normalmente realizada na manhã da Quinta-Feira Santa, será adiada para outra data e o Rito do Lava-Pés, que também acontece na quinta-feira, será omitido da Missa.

A Diocese cancelou todas as procissões durante o tríduo pascal. O bispo recomenda que as famílias preparem um pequeno ‘altar’ em suas casas, com velas, cruz, Bíblia e a imagem de Nossa Senhora. Também orienta as Paróquias a avisar os fiéis do horário das missas para serem acompanhadas pelas redes sociais, TV ou rádio.

Na sexta-feira Santa uma intenção especial pelos afetados na pandemia de Covid-19 será inserida na oração dos sacerdotes. Segundo a Diocese, a adoração da cruz através do beijo, comum nesse dia, será limitada apenas ao celebrante. Já as encenações e adorações com participação popular foram remarcadas para setembro.

As missas com a participação dos fiéis estão suspensas desde o dia 19 de março em Ponta Grossa e não há previsão para que a situação volte ao normal.


Foto: Diocese de Ponta Grossa



Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011