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Covid-19 atinge comportamento de consumidores neste Dia das Mães

Pesquisa revela que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear nesta data; no ano passado, 80% dos filhos planejavam comprar uma lembrança para as mães.

No próximo domingo (10) será comemorado o Dia das Mães e uma sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. No ano passado, 80% dos filhos planejavam comprar uma lembrança para as mães.


Esta é a menor expectativa de compras para a data desde o início da sondagem, iniciada em 2015. O levantamento mostra que a parcela de paranaenses que não vão presentear este ano corresponde a 27%, contra 17% em 2019.


A pandemia da Covid-19 é o principal fator de impacto na intenção de compra dos paranaenses para o Dia das Mães: 66,5% das pessoas ouvidas pela Fecomércio PR afirmam que a crise gerada pelo coronavírus influenciou na decisão, seja de não gastar ou de reduzir o valor do presente.


Dificuldades financeiras (47,9%), isolamento social (17,4%) e perda do emprego ou renda (8,5%) foram apontados como os principais motivos de quem não irá presentear neste ano.


Valor do presente

Também houve redução no valor médio, que será de R$ 105,15, ou seja, R$ 20,00 a menos do que no ano passado, quando o valor médio do presente foi de R$ 125,17. Neste ano, a maior parte dos presentes (62,5%) custará até R$ 100,00.


Os filhos que pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 correspondem a 23,0%; entre R$ 151,00 e R$ 200,00, 9,0%, e os consumidores que planejam despender mais de R$ 200,00 são apenas 5,5%.


Local das compras

O comércio de rua, somando lojas do centro (26,0%) e de bairro (12,8%), continua sendo a preferência do consumidor, com 38,8% das citações. Por conta da pandemia, 24,7% preferem fazer a compra do presente de casa, pela internet.


De acordo com o diretor do Sistema Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, o crescimento das compras on-line foi motivado pelo isolamento social. “Comparando com nossa sondagem de Natal, realizada pela Fecomércio em dezembro de 2019, as compras pela internet ocupavam a terceira colocação, com 11,7%. Por outro lado, as compras realizadas em shoppings, no Natal, eram 23,9%, e agora caíram quase pela metade por causa de seu fechamento”, explica.


Os consumidores que planejam adquirir o presente para as mães em shopping centers que já estiverem autorizados a reabrir correspondem a 12,6%. Para finalizar, 5,9% pretendem fazer as compras no comércio informal e 2,2% em hipermercados.


Influência na decisão de compra

Quando se trata de presentear quem lhe trouxe ao mundo, o principal fator considerado é a qualidade do produto, com 42,4%. O preço baixo influencia 18,1% dos consumidores; a qualidade no atendimento do vendedor, 12,1%.


A concessão de desconto para pagamento à vista influencia 10,4% dos paranaenses, enquanto a flexibilidade de pagamento é decisiva para 9,0%. A exclusividade do produto cativa 3,8% na hora da escolha e a possibilidade de entrega em casa, 2,0%.

Imagem: Pixabay/Divulgação


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