top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Laboratório privado de PG inicia parceria de validação de testes


A nova metodologia apresenta resultados mais confiáveis que os exames conhecidos como testes rápidos


A Unimed Ponta Grossa, por meio do Laboratório Unimed, iniciou nova parceria para verificar a efetividade de testes sorológicos para Covid-19. Os testes são realizados em parceria com os Laboratórios Hermes Pardini, de Minas Gerais e Diagnósticos do Brasil (DB), de São José dos Pinhais/PR.

Nessa nova metodologia, os testes detectam no sangue os anticorpos específicos produzidos pelo organismo humano após a infecção pelo coronavírus. Essa identificação auxilia o diagnóstico da Covid-19.

O Laboratório Unimed tem realizado coleta de amostras de pacientes de covid-19 e enviado para os laboratórios parceiros para que o comportamento do vírus no organismo dos pacientes seja melhor valiado. Dessa forma, é possível analisar a possibilidade de retorno ao cotidiano de casos tidos como recuperados ou até mesmo confirmar a exposição do paciente ao vírus.

A grande novidade desta parceria é a tecnologia utilizada em sua execução. A utilização do método ELISA, que consiste em um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos. De uma forma geral, essa metodologia apresenta resultados mais confiáveis que os exames imunocromatográficos (conhecidos como testes rápidos), por se tratar de um método mais sensível e específico, que obtém resultados muito mais detalhados.

Vale lembrar que o teste rápido é somente um auxiliar no diagnóstico do covid-19, pois não possui finalidade comprobatória - ou seja, não serve para a contagem de casos do coronavírus no país. Isso acontece porque há possibilidade de que o teste apresente resultado "falso negativo".

A coordenadora da rede de laboratórios Unimed, Fernanda Horn Razouk, expõe a importância dessa iniciativa. “Estamos tendo a possibilidade de participar desse projeto piloto devido a uma parceria de longa data com esses laboratórios. O fato do Laboratório Unimed ter sido convidado a participar da iniciativa, reforça sua credibilidade e consolidação do nosso Laboratório no mercado de saúde”, pontua. Fernanda ainda conta que o laboratório tem estado na linha de frente nessa situação de pandemia mundial.

Já para o presidente da cooperativa, Rafael Francisco dos Santos, essa parceria faz parte de uma série de resoluções que fortalecem o status de inovação da operadora de saúde. “A Unimed PG não mediu esforços para trazer o que tem de melhor em diagnósticos, EPIs e estrutura para atendimento e tratamento aos pacientes com a Covid-19. Essa parceria reflete o reconhecimento do setor e o esforço que fizemos para trazer à Ponta Grossa as melhores técnicas para diagnosticar e tratar o coronavirus”, complementa.


A pesquisa realizada coloca a Unimed Ponta Grossa como uma das pioneiras entre as operadoras de saúde do Paraná. A pandemia mundial, que chegou ao Brasil em fevereiro, tem despertado uma grande necessidade na realização de estudos que permitam um melhor entendimento da ação do vírus, em diversas escalas. Esse detalhamento permite que os caminhos do coronavírus sejam melhor compreendidos e, dessa maneira, o desenvolvimento de mecanismos que revertam essa situação sejam criados de forma mais rápida e viável.


Foto: Divulgação/Unimed


Ouça o boletim:


bottom of page