• Redação

Covid-19: Médico destaca importância de testagem



Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem 466 casos de confirmados de Covid-19. A expectativa do Governo do Paraná é de que o pico de casos do novo coronavírus no Estado aconteça entre o fim de abril e o início de maio, por isso as medidas restritivas estão mantidas.

O médico ponta-grossense, Rafael Francisco dos Santos, comenta como o isolamento social é importante para as cidades se prepararem para enfrentar o novo coronavírus. Ponta Grossa tem, atualmente, cinco casos confirmados de Covid-19. Rafael dos Santos explica que, mesmo que a doença avance nas próximas semanas, o município está preparado para atender novos casos. O Ministério da Saúde já distribuiu para laboratórios públicos de todo o país mais de 54 mil testes para diagnosticar o novo coronavírus. Outros 500 mil testes rápidos estão sendo enviados aos estados. Porém, a recomendação do órgão é de que os municípios façam os testes somente em casos graves da doença. De acordo com médico Rafael dos Santos, a ampliação da oferta de testes é essencial para conter a doença. No Paraná, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e outros oito laboratórios estão habilitados para ajudar no diagnóstico da Covid-19. Cinco universidades estaduais também estão em processo de credenciamento para realizar os exames.

Em Ponta Grossa, as amostras coletadas para testes da Covid-19 são enviadas ao Lacen. Conforme a Prefeitura Municipal, de 08 de fevereiro a 4 de abril, cerca de 108 coletas de amostras passaram pelo Laboratório estadual.


Imagem: Governo do Paraná/Divulgação



Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011