• Redação

Covid-19: Novas doses da Pfizer devem ser enviadas aos municípios ainda nesta semana

Secretaria não informou quantitativo que virá para Ponta Grossa.

As 145.080 doses da vacina da Pfizer/BioNTech devem ser encaminhadas aos municípios do Paraná ainda nesta semana. Os imunizantes chegaram na noite de segunda-feira (7) e estão armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.


Agora o material passa pela averiguação e separação. É o maior lote da Pfizer que já chegou ao Paraná. Ao todo, o Estado recebeu 360.360 unidades da farmacêutica.


A aplicação segue o informe técnico do governo federal, por isso as vacinas serão destinadas para avançar na imunização do grupo prioritário com a primeira dose (D1).


Ainda segundo o documento do Ministério da Saúde, o período de armazenamento foi ampliado de cinco para 31 dias, com temperatura de 2º a 8ºC.


Com isso, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) acredita que o Paraná possa ampliar o alcance dos municípios atendidos pelo imunizante. O último lote da Pfizer chegou a 32 cidades.


Veja o público-alvo


As vacinas estão reservadas para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente (86.964), trabalhadores de educação do ensino básico (42.264), forças de segurança/salvamento e forças armadas (1.483) e trabalhadores do transporte aéreo (182). O restante é da reserva técnica.


Ouça: