• Redação

Covid-19: pico da doença em Ponta Grossa pode ocorrer em julho, diz estudo

Conforme a professora Camila Martins, Ponta Grossa pode registrar cerca de 800 casos confirmados durante o pico;

Na tarde dessa terça-feira (05), o Prefeito Marcelo Rangel apresentou um estudo relacionado à evolução da Covid-19 no município. A transmissão teve a participação dos pesquisadores Camila Martins e Carlos Eduardo Coradassi.

O grupo de estudos de epidemiologia dos departamentos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acompanha a evolução da doença através de uma projeção de curva desde a primeira confirmação.


Conforme a professora e pós-doutora em epidemiologia, Camila Martins, a situação em Ponta Grossa é diferente de outros municípios do país. “Nós estamos analisando desde o início, a partir do primeiro caso, tomando por base outras evidências, de outros municípios. No entanto, no decorrer dos dias, levando em consideração o dia 1 até o dia 43, verificou-se que a curva se comportava de uma maneira muito diferente em Ponta Grossa”, declarou a professora.


O estudo realizado pelos professores prevê que o pico da curva em Ponta Grossa possa ocorrer entre 11 e 25 de julho. Porém, Martins ressalta que as previsões podem mudar de acordo com o tempo. O estudo recomenda que seja feita avaliação diária do comportamento da curva, porque ela pode modificar e as medidas de contenção da doença também podem receber mudanças.


Para o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), não é possível definir uma data para o pico, mas seu adiamento deve deixar o município mais preparado. Os pesquisadores afirmam que o uso das máscaras de proteção colabora para a prevenção, mas não substitui o isolamento e distanciamento social.


Em nota, a UEPG declarou que o estudo apresentado à Prefeitura de Ponta Grossa “não é institucional e não tem a chancela da reitoria”. A Universidade reiterou que "os estudos oficiais da Instituição são publicados ou divulgados primeiramente no site e redes sociais institucionais".


Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa


Ouça a matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br