top of page
  • CBN Ponta Grossa

Covid-19: Secretaria de Saúde do Paraná publica nova resolução sobre uso de máscaras

De acordo com a resolução, o uso da máscara é recomendado em estabelecimentos de Assistência à Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde publicou nessa segunda-feira (22) a uma resolução recomendando novamente o uso de máscaras principalmente em estabelecimentos de saúde.


O uso do equipamento deve ser adotado de forma complementar às demais medidas como higiene das mãos, manutenção de ambientes ventilados e arejados, não aglomeração de pessoas e limpeza e desinfecção frequente de ambientes e superfícies.


De acordo com a resolução, o uso da máscara é recomendado em estabelecimentos de Assistência à Saúde. Também devem utilizar o equipamento as pessoas com sintomas respiratórios gripais, imunocomprometidas, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, idosos, grávidas e mulheres que tiveram filhos recentemente e funcionários e visitantes no acesso à Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).


A Secretaria não recomenda o uso de máscaras em crianças menores de 2 anos, pessoas com dificuldade de respirar, inconscientes, incapacitadas ou incapazes de removê-las sem assistência.


O equipamento também não deve ser usado por autistas e intérpretes de libras, ou pessoas falando ou prestando assistência a alguém que depende de leitura labial, som claro ou expressões faciais para se comunicar.


Conforme a resolução, é obrigatório o uso de máscara para pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado da Covid-19 e trabalhadores de Estabelecimentos de Assistência à Saúde que trabalhem com pacientes com a doença.


O documento também destaca a vacinação como a principal estratégia de prevenção de saúde pública contra a Covid-19. A resolução é assinada pelo secretário de Saúde Beto Preto.

bottom of page