• Redação

Covid-19: Uso de máscara é obrigatório a partir de hoje em PG


A população está obrigada a usar máscaras de proteção a partir de hoje (27) em Ponta Grossa. De acordo com o decreto n° 17.258, trata-se de uma medida preventiva para evitar o contágio pelo novo Coronavírus. A determinação tem caráter pedagógica e educativa e não prevê penalidade em caso de descumprimento.


O documento assinado na quarta-feira passada (22) mantém determinações de outros cinco decretos que suspendem atividades sujeitas à aglomeração de pessoas.


A utilização de máscaras de proteção no transporte público, para isentos e usuários da Meia Passagem também é obrigatória, na cidade, desde 16 de abril.


O Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de tecido pela população com forma de prevenção contra o novo coronavírus. Para ser eficiente como barreira física ao vírus, o órgão lembra que a máscara é individual e precisa ser substituída assim que ficar úmida.


Comitê de Gerenciamento das Ações


O decreto também determinou que o Secretário do Turismo, Edgar Hampf, assuma a Secretaria Especial do Comitê de Gerenciamento das Ações em decorrência da pandemia de COVID-19. O Secretário de Esportes, Marco Antonio Macedo, deve coordenar equipes de fiscalização como Secretário Especial de Fiscalização das atividades com restrição de funcionamento. Já o Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, está encarregado de coordenar as atividades de demonstração das despesas no combate à pandemia, como Secretário Especial de Transparência.

Outras orientações sobre as máscaras :


A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;


Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;


Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;


Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

As máscaras cirúrgicas devem ser deixadas de preferência para uso dos profissionais de saúde.


Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Ouça o boletim:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011