Novos dados do Censo do IBGE devem mostrar mapeamento da população na cidade. Tendência é de desconcentração dos habitantes.
O crescimento de 15% da população de Ponta Grossa é considerado estável, de acordo com os parâmetros analisados por especialistas para analisar os dados do Censo 2022. O levantamento foi divulgado na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A professora do curso de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ana Paula Aparecida Ferreira Alves, explica que três variantes são utilizadas para as análises da população, o crescimento ascendente, estabilidade ou declínio.
Em 2010, o município somava 311.611 habitantes e em 2022 cresceu para 358.367 pessoas. Com o resultado, Ponta Grossa continua como a quarta maior cidade em nível populacional do Paraná, atrás de Curitiba, Londrina e Maringá. Em números absolutos, houve um crescimento de 46.756 habitantes.
Ana Paula Aparecida Ferreira Alves ressalta que o crescimento populacional reflete no crescimento estrutural da cidade, com investimentos, mas também problemas mais acentuados. Para a especialista, com o aumento da população é necessário um olhar para a sustentabilidade urbana, mobilidade e estruturas públicas no interior da cidade.
Ouça a reportagem:
Comments