A equipe foi recebida por médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam o primeiro atendimento aos pacientes
Na última terça-feira foi dia do município de Curiúva receber equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) para mais uma ação de matriciamento da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa. Lá, a equipe foi recebida por médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam o primeiro atendimento aos pacientes que são encaminhados à Atenção Ambulatorial, realizada pelo Consórcio.
A capacitação, comandada pelo médica especialista em geriatria Leidi Dayana Teider, tratou sobre o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional dos pacientes idosos. Por meio de uma Ficha, a IVCF 20, equipe da UBS consegue identificar quais pacientes devem ser encaminhados à Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa. “Utilizamos o IVFC 20 para a estratificação de risco desta parte da população”, esclarece.
Além da especialista, a capacitação contou com a presença da fisioterapeuta Nataly Ramos, da técnica de enfermagem, Tiane Santos, e da enfermeira, Saloa Miranda. Conforme a supervisora da subsede de Telêmaco Borba do CimSaúde, Eloise Fernanda da Silveira, além do momento teórico, a qualificação contou com uma parte prática. “Foram realizadas manobras para identificação de sintomas e melhoria dos quadros de tonturas”, conta.
Para a coordenadora da Atenção Primária de Curiúva, Elaine Corrêa, o matriciamento teve um ótimo aproveitamento no município. “Todos gostaram muito. Creio que os médicos terão outro olhar a partir de agora”, avalia, ressaltando que a equipe vinha pedindo encontros com os profissionais do CimSaúde. A coordenadora destaca ainda o envelhecimento da população, e a utilização da Linha de Cuidado. “A população de Curiúva, daqui um tempo, vai envelhecer muito rápido. Esta união da Atenção Primária e da Ambulatorial, somada às capacitações nos favorecem muito”, finaliza.
Das Assessorias
Comments