top of page
  • Ricardo Silveira

Curso de Fabricação de Queijos está com inscrições abertas

O curso acontece todos os sábados, de 15 de julho a 25 de novembro

(Foto: Luciane Navarro).

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com inscrições abertas para o 12º Curso de Extensão em Fabricação de Queijos. O curso faz parte da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos) e é ministrado por professores do curso de Engenharia de Alimentos e profissionais convidados. O curso acontece todos os sábados, de 15 de julho a 25 de novembro. As inscrições seguem abertas até 15 de junho.


No cronograma, são previstas aulas em que os alunos poderão aprender como produzir e processar queijos finos, harmonizar com bebidas, massas e doces O curso terá 56 horas, divididos em sete módulos, com custo total de R$ 3.500,00, os quais podem ser divididos em quatro vezes de R$ 875,00 por boleto bancário, que será entregue no início do curso para os participantes. O encerramento está marcado para acontecer no 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos.


Histórico


A ETLQueijos é conhecida nacional e internacionalmente e foi elaborada em cooperação entre o Governo do Paraná e Governo de Rhône-Alpes na França. O coordenador do curso, professor Alessandro Nogueira, conta que após firmada a parceria entre os governos, foi estabelecido contato para construir na UEPG estruturas de queijo semelhantes às da França. Em seguida, veio a parceria com o Instituto Nacional de Tecnología Industrial (Inti) na Argentina. “A intenção era de prestar serviços em formato de parceria e pesquisa, então fomos visitar o instituto e voltamos para implantar de forma semelhante”, comenta.


A Escola já formou 280 alunos. Paulo Ricardo Los é um deles, e comenta que o curso de queijos foi um marco significativo na trajetória profissional. “Realizei o curso enquanto estava em processo de graduação, o que me concedeu a possibilidade de estagiar em uma renomada queijaria nos Estados Unidos”, comenta. Quando voltou ao Brasil, o egresso pôde aplicar as habilidades profissionais adquiridas em seu Mestrado e Doutorado. Atualmente, Paulo é professor no curso de Engenharia de Alimentos e proprietário de uma queijaria em Carambeí. “Posso disseminar os conhecimentos adquiridos de forma gratificante”, enfatiza.


A seleção será por meio do preenchimento do cadastro. Mais informações, como a programação completa, estão no site aqui.

bottom of page