top of page
  • CBN Ponta Grossa

Depois de mais de dois anos e meio fechada, UBS Antônio Saliba vai passar por reforma

Unidade foi fechada em janeiro de 2021 após atos de vandalismo e furto de equipamentos.

Fechada há mais de dois anos e meio, a Unidade Básica de Saúde Antônio Saliba, no Parque dos Sabiás, vai passar por reforma e ampliação em Ponta Grossa. O anúncio foi feito pela prefeitura nessa quarta-feira (02).


Os atendimentos foram cancelados em janeiro de 2021 depois que a unidade foi invadida e teve equipamentos furtados. Atualmente, os moradores do Parque dos Sabiás são atendidos na UBS Sharise Angélica Arruda, no Recanto Verde.


No período em que esteve fechada, a UBS não recebeu reparos. A estrutura de 300 m² custou mais de R$ 500 mil e foi inaugurada em 2013. No ano passado, a prefeita Elizabeth Schmidt chegou a anunciar a demolição do local para construir um superposto.


A nova unidade seria duas vezes maior e atenderia o dobro do público. O abandono da UBS também foi alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a saúde de Ponta Grossa na Câmara Municipal.


O relatório final da CPI, publicado em novembro do ano passado, destacou que a estrutura foi abandonada pelo poder público. A comissão destacou que o local foi fechado por conta de um problema que seria resolvido com um “pequeno reparo”.


Conforme o anúncio da prefeitura dessa quarta-feira (03), a UBS deve receber um investimento de R$ 1,2 milhão com serviços de recuperação, modernização e ampliação do prédio. De acordo com a Fundação Municipal da Saúde, a reativação da unidade vai contribuir para agilizar os atendimentos da comunidade e promover uma melhor distribuição da demanda por atendimentos.


O novo projeto prevê uma estrutura de 400 m² e a previsão da administração é de que os trabalhos sejam iniciados nos próximos dias. O local vai contar com consultórios de atendimento médico e de odontologia, sala de vacinas, de curativos e suturas, triagem e fraldário.


A prefeitura, no entanto, não divulgou uma previsão para o início dos atendimentos. A CBN Ponta Grossa entrou em contato com a administração para mais detalhes sobre a reforma, como a quantidade de pessoas que devem ser atendidas e os prazos e aguarda um retorno.


Comments


bottom of page