top of page
  • CBN Ponta Grossa

Destaques de 2023: Ponta Grossa é protagonista em inovação 

Iniciativas marcantes consolidaram Ponta Grossa como cidade inteligente, referência em inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e qualificação

Foto: Divulgação

Durante o ano de 2023, a Agência de Inovação e Desenvolvimento desempenhou iniciativas marcantes que consolidaram Ponta Grossa como uma cidade inteligente, referência em inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e qualificação.


"Fomos reconhecidos como a 21ª Comunidade mais Inteligente do Mundo. Sendo assim, Ponta Grossa confirma sua posição de destaque global em inovação e tecnologia. Isso é fruto do comprometimento de nossa cidade em promover um ambiente propício ao desenvolvimento e à sustentabilidade. Estamos construindo uma cidade cada vez mais inteligente e conectada ao futuro", afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.


A presidente da Agência de Inovação, Tônia Mansani, também observa êxito no trabalho desenvolvido durante o ano. "Em todos os rankings, observamos o impacto positivo dos projetos desenvolvidos pela Agência. Nosso foco na construção de uma cidade inteligente e sustentável é evidenciado pelos resultados obtidos. Destaco a importância da PPP da Iluminação Pública, que marca um avanço significativo para a modernização de Ponta Grossa, e a inauguração do Escritório de Compras Públicas, fortalecendo o apoio aos microempreendedores locais", explicou.



771 atividades econômicas liberadas de ato público


No decorrer de 2023, a Agência de Inovação de Ponta Grossa se destacou com um total de 771 atividades econômicas liberadas de ato público. Este marco reflete na abordagem modernizada adotada pela Gestão Municipal.



Reconhecimento Internacional


Em fevereiro, Ponta Grossa ganhou destaque global ao ser reconhecida como a 21ª Comunidade mais Inteligente do Mundo pela Intelligent Community Forum (ICF). Este título consolida a cidade como líder em inovação e tecnologia.



PPP da Iluminação Pública


Em maio foi aprovado o Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Este marco representa investimentos privados para modernização, conversão para LED e ampliação de rede, beneficiando áreas carentes de iluminação e zonas rurais.



Empreendedorismo em ascensão


No índice de Cidades Empreendedoras (ENAP), divulgado em março, Ponta Grossa conquistou a 50ª posição no Brasil. Este avanço, subindo nove posições em relação a 2022, evidencia o ambiente propício ao empreendedorismo na cidade.



Escritório de Compras Públicas


Em agosto foi inaugurado o Escritório de Compras Públicas em parceria com o SEBRAE. O objetivo é fomentar a participação de Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas, fortalecendo o ambiente de negócios e apoiando empreendedores locais.



Ranking nacional


Em setembro, Ponta Grossa foi novamente reconhecida como uma das cidades mais inteligentes do Brasil, ocupando a 55ª posição no Ranking Connected Smart Cities. A Agência de Inovação e Desenvolvimento destaca-se como peça-chave na construção de uma cidade inteligente e sustentável.



Setembro - Mês da Inovação


A Prefeitura de Ponta Grossa celebrou o Mês da Inovação com a palestra inspiradora de Gil Giardelli, marcando o início de uma série de eventos. Além disso, através da Agência de Inovação, a Gestão Municipal prestou apoio aos eventos do mês, como o X Congresso de Educação, Sinapses Criativas, INOVAWEEK, Transforma Agro Paraná, InbiXperience, e Multiverso Triz, contribuindo para o ecossistema inovador de Ponta Grossa.


Das Assessorias

bottom of page