O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) recebeu da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a liberação de uma nova sequência alfanumérica de placas veiculares. As novas combinações vão de TAI a TAZ e de TBA a TBZ, totalizando 439.956 unidades disponíveis para registro.
O Paraná registra uma média de 21 mil emplacamentos mensais. Entre janeiro e maio de 2024, foram emplacados 108.487 veículos, sendo 102.241 de forma presencial e 6.606 online.
Segundo Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR, a nova série de placas está projetada para atender às necessidades do estado pelos próximos dois anos.
Os cidadãos que desejarem escolher sua combinação de placa poderão fazê-lo mediante pagamento adicional de R$ 150,00, serviço exclusivo para carros zero quilômetros. Os recursos arrecadados são destinados ao desenvolvimento de projetos sociais no estado. A escolha da placa é opcional; quem não desejar selecionar a combinação receberá a placa conforme a ordem sequencial do cadastro do Detran.
Histórico
A sequência de placas veiculares no Paraná começou em 1990, com a série AAA-0001 à BEZ-9999, que durou 30 anos. Em 2020, o estado solicitou e recebeu a subsequência RHA-0001 à RHZ-9999, de aproximadamente 250 mil placas. A última sequência recebida pelo Detran-PR foi em 2022, com a série SDP-0A01 à SFO-9J99, equivalente a 519.948 unidades.
Emplacamento online
Desde junho de 2023, o primeiro emplacamento de veículos no Paraná pode ser realizado de forma 100% online, pelo computador ou celular. Essa opção oferece agilidade e economia para os cidadãos, com uma redução de 17% no valor do processo, por não exigir a vistoria. A iniciativa facilita a emissão dos documentos e a autorização para a estampagem de placas de um veículo novo. O serviço pode ser concluído em menos de 15 minutos.
Como fazer
No ato da compra do veículo, é emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), com a qual o cidadão inicia o processo online no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente, inserindo as informações da NFe, documento de identificação e foto.
Se as informações estiverem corretas, uma notificação é encaminhada por e-mail contendo a liberação da guia para emissão no site do Detran-PR. Após o pagamento, são liberados a autorização de estampagem de placa, o CRLV-e (documento para circulação) e o código de segurança. O proprietário pode então buscar uma estampadora de placas credenciada pelo Detran-PR.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
*Texto escrito a partir de informações da Agência Estadual de Notícias
Comentarios