O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (11), deve impulsionar as vendas no comércio de Ponta Grossa, conforme previsões dos lojistas. A expectativa é de um aumento de até 6% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023. Heraldo da Luz, diretor de Comércio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), atribui essa previsão à estabilidade econômica e ao baixo desempenho do ano passado.
José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), observa uma alta de 5% nas vendas até o momento e destaca que, apesar da cautela dos consumidores devido à situação econômica, há uma tendência de aumento nas compras de presentes.
A expectativa é de que o maior movimento nas lojas ocorra na sexta-feira (09) e no sábado (10), com muitos consumidores fazendo suas compras de última hora. Loureiro também destaca que a previsão de frio no fim de semana pode impulsionar as vendas de roupas de inverno.
A Sondagem do Dia dos Pais, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, indica que 56% dos filhos pretendem presentear os pais, um aumento de 53,9% em relação ao ano passado. O tíquete médio dos presentes caiu 1,1%, para R$ 136,08, e a maioria dos presentes (36,5%) custará até R$ 100.
A sondagem também revela que roupas e calçados são os itens mais procurados, seguidos por perfumes, cosméticos, e outros produtos. A diversidade nas opções de presentes oferece oportunidades para os pequenos negócios atraírem mais clientes.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comments