Disfunções nas articulações e dores musculares são mais comuns no inverno.
Quando chega o frio é comum o aumento dos registros de gripes e outras doenças respiratórias. Além disso, as articulações também podem ser afetadas. Mas uma doença pouco falada causa cansaço no rosto, dificuldade para mastigar e abrir ou fechar a boca.
Trata-se da disfunção temporomandibular, conhecida pela sigla DTM. A doença acomete a articulação da boca e pode causar também dor próxima à região do ouvido, causando até cefaleia ou zumbido.
A cirurgiã-dentista Alice Vanzela Miotto da Clínica Conceito Ki by Hirata e Higashi é especialista em DTM e Dor Orofacial e explica o que significa essa disfunção. Conforme a especialista, entre os sintomas estão a dor ao comer comidas crocantes ou alimentos que exigem a abertura maior da boca.
De acordo com a especialista, os sintomas podem ser sentidos bilateralmente, ou em apenas um dos lados da face. A causa para o desenvolvimento da DTM é multifatorial, como a própria anatomia da articulação, fatores genéticos para maior predisposição de desenvolvimento de dor, ou fatores que desencadeiam a dor como o bruxismo do sono e bruxismo na vigília, quando ocorre o apertamento acordado.
Alice Vanzela Miotto destaca que com a chegada do frio, existe uma tendência à diminuição da atividade física, que causa menor lubrificação das articulações e enfraquece o músculo, aumentando as dores articulares e dores musculares.
Além disso, com as baixas temperaturas, os vasos sanguíneos das extremidades do corpo, como cabeça, mãos e pés, se estreitam para evitar a perda de calor. Segundo a cirurgiã-dentista, quando a quantidade de sangue é reduzida, menos nutrientes chegam aos músculos e às articulações.
Esse ação no frio é involuntária, mas acaba ocorrendo também a contração musculatura mastigatória (quando aperta muito os dentes e a boca) ao ser exposto ao frio.
Normalmente, ela não é consciente e é feita a fim de manter o corpo aquecido. Quando a contração é mais intensa, o estresse sobre a articulação e músculos da face aumenta, o que pode gerar ou aumentar uma dor pré-existente.
Ao longo do dia, muitos hábitos podem desencadear a DTM, como mascar chicletes, roer unha, morder o lábio e a bochecha e manter muita contração, com os dentes apertados.
Entre as dicas para evitar a disfunção está fazer exercícios, mesmo no frio, manter os dentes desencostados ao longo do dia, massagear a face durante o banho e fazer compressa morna.
Ouça a reportagem:
Comments