• Redação

Eleições 2020: Especialista explica regras da campanha eleitoral

Conforme as regras eleitorais, essa é a segunda eleição municipal com tempo de campanha reduzido pela metade. Antes da reforma política de 2015 a duração era de três meses

Candidatos a prefeito e vereador têm cerca de um mês e meio para pedir votos. Foto: Reprodução/EBC

Oficialmente, a campanha eleitoral começou ontem (27). A partir de agora, os candidatos a prefeito e vereador têm cerca de um mês e meio para pedir votos aos eleitores.


Conforme as regras eleitorais, essa é a segunda eleição municipal com tempo de campanha reduzido pela metade. Antes da reforma política de 2015 a duração era de três meses.


Para o advogado eleitoral Luiz Gustavo Andrade, a redução do tempo tem o objetivo de baratear as campanhas. Segundo ele, isso favorece o uso da internet pelos candidatos.


Ouça abaixo


Mesmo com o destaque das ferramentas digitais, os candidatos podem fazer a campanha conhecida como “corpo a corpo”, desde que sigam as leis sanitárias de cada município por causa do Coronavírus.


Andrade comenta que o próprio eleitor vai fiscalizar as ações dos políticos no período.


Ouça abaixo


O advogado também fala sobre as propagandas irregulares.


Ouça abaixo


A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa no dia 09 de outubro. As eleições municipais estão agendadas para 15 de novembro.


Ouça o áudio da entrevista completa:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011