• Thailan Jaros

Eleições: Inscrições para mesário voluntário continuam abertas

Atualizado: 7 de ago. de 2020


A convocação de mesários para as eleições de 2020 começará a ser expedida a partir de 15 julho, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Segundo o TSE, ainda não há uma regulamentação definida de quais canais serão usados para o contato com os eleitores. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as orientações serão adaptadas e treinamentos feitos na modalidade de Ensino à Distância (EAD).


 “A Justiça Eleitoral adotará todos os cuidados e fornecerá o equipamento de segurança individual para quem se voluntariar”.


Conforme o TRE, quem tiver interesse em participar como mesário voluntário, as inscrições continuam abertas. Podem se candidatar eleitores com mais de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral.


Os mesários que trabalham nas eleições têm alguns benefícios, como: Dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário; Auxílio-alimentação para o dia da eleição; Crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior; Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais; Vantagem de desempate em concursos públicos se houver previsão em edital.


Não podem trabalhar como mesários candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge; Os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; Os que pertencerem ao serviço eleitoral.


A inscrição para mesário voluntário pode ser feita aqui


Imagem: Reprodução/Agência Brasil


Ouça a matéria: