• Redação

Estado repassa 1,5 milhão a municípios no combate à dengue


Mesmo com o foco voltado para o combate ao coronavírus, o Governo do Paraná não se descuida da epidemia de dengue que atinge o Estado há quase um ano. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o repasse de 1 milhão e 500 mil reais para 62 municípios que estão com taxa de incidência da doença igual ou superior a 100 casos por 100 mil habitantes. Ou seja, cidades em situação de alerta ou em epidemia.


O aporte financeiro foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (03). Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, assim como o coronavírus e a crise hídrica, a dengue é um desafio importante que o Paraná enfrenta. Ele lembra que todos precisam estar engajados nas ações de combate.


Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que o repasse deverá ser usado em atividades exclusivas à assistência do paciente com dengue. Ou, ainda, em benefício dos agentes de endemias ou comunitários de saúde que realizem atividades relacionadas ao agravo da doença, como compra de equipamentos de proteção individua, transporte, hospedagem e alimentação, entre outras ações.


O secretário ressalta que o combate ao mosquito é uma ação coletiva. O último boletim estadual da dengue apontou 199 mil casos confirmados da doença, de julho do ano passado até o final de maio. A dengue alcançou 343 municípios do Paraná, sendo que 237 estão em situação de epidemia. Cerca de 60 mil casos ainda estão em investigação.


A lista completa das prefeituras que vão receber o repasse para o combate à dengue está disponível na página saude.pr.gov.br. A Secretaria da Saúde reforça que o enfrentamento à doença dependa da ajuda de toda a população, que deve eliminar focos de água parada, que servem como local de reprodução para o mosquito transmissor da dengue.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: AEN/Divulgação

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011